A via digital do título de eleitor só poderá ser emitida até sábado; é pelo app que se pode confirmar a identidade no dia de votação, justificar o voto, e consultar informações junto à Justiça Eleitoral
As eleições de 2022 devem ser marcadas por uma adoção mais ampla do aplicativo e-Titulo, que digitaliza a identificação do eleitor.
Funcional desde 2018, ele permite visualizar o número do documento de votação, justificar o voto, consultar informações junto à Justiça Eleitoral, entre outros recursos.
Se você pretende usá-lo no primeiro ou segundo turno, atente-se ao fato de que a emissão do documento virtual só poderá ser feita até sábado, 1.
Para conseguir acessa-lo, acompanhe o passo a passo abaixo:
Cadastro no aplicativo
- Baixe aqui o e-Título para celulares com sistema iOS
- Baixe aqui o e-Título para celulares com sistema Android
- Preencha seus dados básicos
Abra o app e, após ler os termos de uso, clique em “Continuar”; inclua informações como nome e filiação e toque em “Entrar no e-Título”; - Responda às perguntas corretamente
O sistema vai gerar três campos de perguntas referentes aos seus dados cadastrais para confirmar sua identidade. Selecione a questão correta e clique em “Próximo” até chegar ao final do questionário. Caso erre alguma, será gerado outro campo com perguntas diferentes das que você errou; - Crie uma senha
Digite uma sequência de 6 dígitos e repita-a no campo abaixo; depois, clique em “Confirmar senha”.
Caso tenha feito o cadastro da sua biometria, a foto do eleitor irá aparecer no aplicativo junto às outras informações. É dessa forma que o documento virtual substitui a identidade ou carteira de motorista. Portanto, para votar com o e-Titulo sem biometria, você deverá apresentar também um documento com foto.
O que é possível fazer com o E-Título?
Ao navegar pelo aplicativo do e-Título, o eleitor pode encontrar uma série de informações referentes às eleições. Entre elas a emissão de algumas certidões.
Confira abaixo algumas das informações e funções presentes no e-Título:
- Registro do eleitor
- Zona e Seção de voto
- Endereço do voto
- Nome do estabelecimento onde será o voto
- Certidão de quitação eleitoral
- Certidão de Crimes eleitorais
- Justificativa de voto
Para maiores informações sobre o e-Título e sobre as eleições de 2022 no geral, o TSE conta com um FAQ, atendimento via WhatsApp e ouvidorias regionais.
O título de leitor impresso continua valendo?
Sim, o título de eleitor impresso continua valendo, mas lembre-se que para votar com ele é necessário apresentar um documento com foto (como RG ou carteira de motorista).