O senador Ciro Nogueira (PP-PI) afirmou em 16 de março que renunciaria ao seu mandato caso surgissem denúncias comprovadas ligando-o às fraudes do Banco Master.
Ele disse ainda que jamais voltaria ao seu estado se perdesse a confiança do povo local, destacando seu compromisso com a integridade.
Em evento no Piauí, durante o lançamento da pré-candidatura de Joel Rodrigues ao governo, Ciro reforçou sua posição de transparência e responsabilidade.
Na manhã do dia 7 de maio, a Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero que teve Ciro como alvo, investigando repasses mensais que ele teria recebido do banqueiro fundador do Banco Master, Daniel Vorcaro.
As investigações apontam que o valor dessas transferências chegou a 500 mil reais por mês, caracterizando uma relação que vai além da mera amizade, configurando trocas financeiras e políticas.
Entre as apurações, destacam-se:
- A compra de participação societária estimada em 13 milhões de reais pelo valor de 1 milhão de reais;
- Repasses mensais superiores a 300 mil reais, possivelmente chegando a 500 mil reais;
- Disponibilização gratuita de imóvel de alto padrão por tempo indeterminado;
- Custos de hospedagens, deslocamentos e viagens internacionais financiados.
