Ciro Nogueira, presidente do PP e senador pelo Piauí, afirmou neste domingo (12) que cabe ao presidente da República escolher o nome para o Supremo Tribunal Federal (STF). Contudo, ele sugere que o escolhido tenha uma idade mínima significativa para o cargo. Na última semana, o ministro Luiz Barroso anunciou sua aposentadoria, que deve acontecer até sexta-feira (17).
O candidato mais cotado para a vaga é o advogado-geral da União, Jorge Messias, que tem 45 anos. Outros possíveis nomes são o ex-presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e o ministro da Controladoria Geral da União (CGU), Vinícius Marques.
Ciro Nogueira destacou que a decisão final é do presidente da República e expressou o desejo que essa escolha seja do presidente Jair Bolsonaro. Ele ressaltou que é fundamental que o indicado para o Senado, responsável pela aprovação, tenha as qualificações necessárias para o cargo. Segundo ele, “não deve ser uma indicação por amizade, mas sim a melhor pessoa para o principal cargo da Justiça do país”.