O inverno de 2025 chegou com intensidade no Brasil. Na terça-feira, dia 24 de junho, a cidade de Urupema, localizada na Serra Catarinense, marcou a sensação térmica mais baixa do ano até o momento: -29°C, conforme informações da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). A temperatura real às 4h da madrugada era de -8°C, porém os ventos fortes aumentaram a sensação de frio extremo.
Em 2021, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Urupema foi oficialmente reconhecida como a capital nacional do frio. O ex-presidente sancionou uma lei que conferiu esse título à cidade, destacando sua característica climática.
Conforme a Defesa Civil de Santa Catarina, ao menos 30 cidades do estado registraram temperaturas abaixo de zero. No extremo sul catarinense, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, sinalizando risco significativo à saúde devido à forte onda de frio.
Frio intenso se espalha pelo Brasil
No Sudeste, São Paulo experimentou temperaturas mínimas históricas: em Interlagos, região sul da capital, o termômetro marcou 5,9°C, e no distrito de Parelheiros, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) indicou -0,6°C.
Já na quarta-feira, 25 de junho, no Centro-Oeste, a surpresa foi uma leve geada em Jataí (GO), no sudoeste do estado. Moradores perceberam que plantas e veículos estavam cobertos por cristais de gelo, com a temperatura chegando a 6,4°C.
Chuvas fortes afetam o Sul do Brasil
A previsão indica chuvas intensas para a Região Sul, especialmente entre Santa Catarina e Paraná. Na semana anterior, os temporais causaram danos significativos: quatro pessoas perderam a vida, mais de sete mil ficaram desabrigadas e 146 municípios foram impactados.
Em Porto Alegre, está em teste uma estrutura para conter enchentes, visando proteger a capital gaúcha contra possíveis transbordamentos do Rio Guaíba.