A quinta-feira (4/12) será marcada por precipitações em grande parte do Brasil. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todas as regiões estão em alerta para chuvas fortes ou tempestades. Os estados de Minas Gerais e Espírito Santo possuem aviso de alto risco devido ao volume acumulado de chuva.
Segundo o alerta vermelho do órgão, a chuva persistirá até o fim do dia, podendo ultrapassar os 100 mm em 24 horas.
Embora haja precipitações, as temperaturas permanecem elevadas. No Rio de Janeiro, a máxima prevista para a capital fluminense é de 28°C. Em São Paulo, o clima deve ser mais ameno, com chuvas isoladas e máxima de até 25ºC na capital.
Nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, o tempo está estável, com pouca nebulosidade e sem previsão de chuva. Em Porto Alegre, a máxima será 29°C, enquanto Curitiba e Florianópolis terão até 25°C. A manhã será fria, entre 12°C e 14°C, devido à amplitude térmica, com elevação das temperaturas na parte da tarde.
Na região Centro-Oeste, todos os estados e o Distrito Federal estão sob alerta para tempestades e chuvas fortes. Brasília terá máxima de 24ºC, e Cuiabá 33ºC.
O Inmet ainda indica possibilidade de pancadas de chuva no Maranhão e nas partes sul e oeste da Bahia, com volumes de até 50 mm em 24 horas e ventos fortes de até 60 km/h. O sol predomina em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, com temperaturas máximas próximas a 31°C nas capitais.
No Norte, tempestades alcançam Amazonas, Pará, além de áreas de Roraima, Amapá e Tocantins. Apesar da chuva, o calor permanece. Palmas (TO), Manaus (AM) e Boa Vista (RR) terão máximas de 29°C, 33°C e 34°C, respectivamente.
Recomendações do Inmet
- Desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia;
- Fique atento às mudanças nas encostas;
- Permanecer em locais protegidos. Em caso de ventos fortes, não se abrigue sob árvores nem estacione próximo a torres ou placas;
- Proteja seus bens da umidade utilizando sacos plásticos, em caso de enchentes;
- Busque informações com a Defesa Civil pelo telefone 199 e Corpo de Bombeiros pelo 193.

