São Paulo, SP (FolhaPress)
Chuvas fortes com granizo provocaram pelo menos duas mortes e causaram prejuízos no Rio Grande do Sul desde quinta-feira (27), conforme dados iniciais da Defesa Civil divulgados no sábado (29). Um total de 33 cidades, tanto no interior quanto na região metropolitana, foram afetadas.
Uma criança veio a óbito e outra pessoa ficou ferida em Porto Alegre, na zona norte, na sexta-feira (28). Os dois estavam em uma residência atingida pela queda de uma árvore. O prefeito Sebastião Melo (MDB) lamentou os fatos e informou nas redes sociais que equipes da prefeitura prestaram assistência à família.
A segunda vítima fatal foi um passageiro de um carro arrastado pela enxurrada em Arroio Grande, cidade próxima à fronteira com o Uruguai. O motorista conseguiu sair do veículo e foi levado ao hospital.
Os prejuízos causados pelo granizo da madrugada de sábado ainda estão sendo computados. A previsão indica risco de mais tempestades durante o fim de semana e até segunda-feira (31), com alerta também para Santa Catarina.
Na noite de sexta-feira, foi emitido alerta via sistema Cell Broadcast para Gramado e Canela, na Serra Gaúcha.
Dentre os danos no estado, destacam-se destelhamentos em aproximadamente 1500 residências, quedas de árvores, pontes submersas e enchentes.
Uma das áreas mais atingidas foi Três Palmeiras, na região norte do estado, onde cerca de 1000 casas tiveram os telhados danificados pelo granizo. A cidade possui cerca de 4700 habitantes, segundo o último censo.
A prefeitura disponibilizou pontos de entrega de lonas em um ginásio e um parque municipal. Moradores publicaram fotos nas redes sociais mostrando pedras de granizo maiores que bolas de pingue-pongue.
Também foram afetadas cerca de 287 residências em Quaraí, outra cidade na fronteira oeste com o Uruguai.
A Defesa Civil calcula que pelo menos 4209 pessoas foram impactadas no estado. Há risco de enchentes em áreas próximas às bacias dos rios Jacuí, Taquari, Caí e Uruguai.
Nas redes sociais, o governador Eduardo Leite (PSD) afirmou que planos de emergência foram acionados e que estruturas para resposta e apoio logístico estão prontas para socorrer as cidades afetadas.
