Votação vai das 10h às 18h e, pela primeira vez, é online. Quatro locais vão receber quem tiver dificuldades ou preferir votar presencialmente; resultado está previsto para ser divulgado ainda no domingo (21).
A votação para a escolha do novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Distrito Federal (OAB-DF), está marcada para começar às 10h deste domingo (21), com término previsto para às 18h. O resultado deve sair no mesmo dia.
Ao todo, 35 mil advogados estão aptos a participar do processo de escolha e, pela primeira vez, em 61 anos, a votação será feita pela internet “seguindo todos os critérios de segurança e auditabilidade, de modo que garanta o sigilo e integridade do voto de cada eleitor”, diz a OAB-DF.
“A votação virtual permite a participação dos eleitores a partir de qualquer dispositivo com acesso a internet como computadores, smartphones e tablets”, diz a OAB-DF.
Quem tiver dificuldade, pode procurar um dos quatro postos abertos no DF para votar presencialmente (leia mais abaixo).
Votação online
Passo a passo para eleições on-line OAB-DF 2021 neste domingo (21) — Foto: Arte g1
Para votar, é preciso estar com a inscrição ativa e em dia com as contas da entidade. Pela plataforma online, os advogados podem acessar ou conferir o cadastro e, ainda, atualizar os dados por meio de certificado digital ou biometria facial.
As seccionais de Santa Catarina (OAB/SC); do Rio Grande do Sul (OAB/RS); do Maranhão (OAB/MA) e do Paraná (OAB/PR) também realizarão eleições on-line.
A votação é obrigatória, sob pena de multa equivalente a 20% da anuidade integral em vigor. Quem não votar, deve justificar por escrito e submeter para análise da diretoria da OAB/DF pelo site da entidade.
Desde a última terça-feira (16), o advogado que votar no DF pode gerar uma senha para votar. Segundo a OAB, a medida não é obrigatória, mas serve para dar agilidade na validação da identificação. O processo para gerar a senha é feito seguindo o passo a passo na página das eleições (veja imagem acima).
Quem são os candidatos à presidência da OAB-DF
- Renata Amaral
Renata Amaral, candidata à presidência da OAB-DF — Foto: Arquivo pessoal
Renata Amaral, de 40 anos, é advogada com especialização em direito privado. Atua há mais de 15 anos e, principalmente, nas Cortes Superiores e nas causas envolvendo direito das mulheres e violência de gênero.
É cofundadora do primeiro escritório feminista do Distrito Federal e atual presidente da Associação de Advogadas pela Igualdade de Gênero e Raça. Foi Conselheira Seccional e ocupou os cargos de Presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais e da Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF.
- Evandro Pertence
Evandro Pertence, candidato à presidência da OAB-DF — Foto: Divulgação
Evandro Pertence é formado em direito pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em direito processual no Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) e direito econômico na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Em 2001 e 2003 foi membro das comissões de Direitos Humanos e do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-DF. De 2002 a 2003, assumiu a presidência da Comissão de Apoio ao Advogado Iniciante.
Na OAB Nacional, Evandro Pertence foi conselheiro federal por duas vezes – entre 2007 e 2010 e de 2013 a 2016 – e vice-presidente nacional da Comissão de Prerrogativas. Entre os anos de 2008 e 2012 foi desembargador no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF).
- Thais Maria Riedel de Resende Zuba
Thais Riedel, candidata à presidência da OAB-DF — Foto: Arquivo pessoal/Divulgação
Thais Maria Riedel de Resende Zuba é cientista política, professora de direito previdenciário e trabalhista no UniCEUB, mestre em direito drevidenciário, especialista em direito processual civil e cursa doutorado em direito constitucional.
Ela é também presidente do Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário e da Associação Confederativa Brasileira da Advocacia Previdenciária. Já foi presidente de Seguridade Social da OAB-DF e vice-presidente da Comissão de Direito Previdenciário da Ordem dos Advogados do Brasil – Conselho Federal.
- Délio Lins e Silva Júnior
Délio Lins e Silva Júnior, candidato à presidência da OAB-DF — Foto: Divulgação
Advogado criminalista e atual presidente licenciado da OAB/DF, Délio Lins e Silva Júnior busca a reeleição. Ele nasceu em Brasília e cursou Direito no Centro Universitário de Brasília (UniCeub), onde graduou-se em 2000.
Pós-graduado em direito penal econômico, ele é mestre e doutorando em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em Portugal. Lançou livros na área de atuação e foi professor universitário e, na OAB-DF, Délio participou de duas comissões: a de apoio ao advogado Iniciante e a de direitos humanos.
- Guilherme Capriata Vaccaro Campelo Bezerra
Guilherme Campelo, candidato a presidência da OAB-DF — Foto: Divulgação
Aos 36 anos, Guilherme Campelo é o mais jovem na disputa pelo comando da Seccional do DF da OAB. Ele é advogado tributarista, filho do advogado Estênio Campelo e sobrinho do ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU), o ex-senador Valmir Campelo.
Guilherme também é ex-presidente da Associação Brasileira dos Advogados (ABA).
Locais para votação presencial
Fachada IDP em Brasília — Foto: IDP/Divulgação
Quem tiver dificuldade para votar pela internet, pode ir a um dos quatro pontos de votação onde haverá computadores disponibilizados pela Comissão Eleitoral. Confira os locais:
- Instituto Brasileiro de Ensino Desenvolvimento e Pesquisa (IDP): módulo 49, SGAS 607 – Asa Sul
- Subseção de Sobradinho: Setor de Expansão Econômica, quadra 14, lote 28
- Subseção do Gama: Quadra 1, Conjunto B, Lote 320, Setor Norte do Gama
- Subseção de Taguatinga: Ql 10, Lote 54, Setor de Indústria de Taguatinga Norte
Em caso de dificuldades e dúvidas, a OAB terá equipes de Call Center para apoio e esclarecimentos. Veja contatos:
- Call Center (Webvoto): (61) 3968-9545
- Call Center (OAB/DF): (61) 3036-7000