Nos últimos doze meses, a Companhia Energética de Brasília (CEB) IPes reformou mais de 15 mil luminárias que apresentavam pequenos problemas e não estavam mais na garantia, evitando o descarte desnecessário e promovendo a sustentabilidade no Distrito Federal.
Cada luminária nova custa cerca de R$ 300, mas a recuperação permitiu uma economia de aproximadamente R$ 4,5 milhões e ajudou a diminuir o acúmulo de lixo eletrônico e metálico no meio ambiente.
Especialistas avaliam cuidadosamente cada luminária para encontrar defeitos em componentes como drivers, conectores e sistemas de vedação. Sempre que possível, eles desmontam, consertam e ajustam os equipamentos, que voltam a funcionar plenamente nas ruas. A equipe, formada por apenas cinco profissionais, recupera em média 59 luminárias por dia útil.
Além dos benefícios econômicos e ambientais, o projeto melhora a qualidade de vida dos moradores, já que as luminárias restauradas são instaladas em locais do DF que ainda precisam de mais iluminação, aumentando a segurança e possibilitando o uso dos espaços públicos à noite por famílias e moradores.
Segundo o diretor de Manutenção da CEB IPes, Paulo Afonso Machado, “recuperar equipamentos é fazer mais com menos. Vários espaços na cidade foram revitalizados só com luminárias que passaram pelo nosso laboratório. É reaproveitamento com responsabilidade e inteligência.”
