26.5 C
Brasília
sábado, 01/11/2025




Castro alcança maior aprovação após operação policial histórica no país

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
26.5 °
24.8 °
54 %
3.1kmh
40 %
dom
30 °
seg
24 °
ter
25 °
qua
30 °
qui
20 °

Em Brasília

LUCAS LACERDA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

A administração de Cláudio Castro (PL) atingiu seu maior índice de aprovação desde 2022, com 40% dos residentes no Rio de Janeiro e na região metropolitana avaliando o governo como ótimo ou bom, conforme pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1º).

Por outro lado, 34% da população avalia o governo como ruim ou péssimo, o maior percentual nesse quesito desde o início das medições.

Além disso, 23% consideram a gestão regular, a menor taxa registrada no período da pesquisa.

A atuação do governo Castro na segurança pública, especialmente depois da Operação Contenção, a operação policial com maior número de mortes na história do país, que resultou em 121 falecimentos, é aprovada por 37% dos entrevistados, que classificam o trabalho como ótimo ou bom. Outros 25% avaliam como regular e 37% como péssimo.

A pesquisa ouviu 626 pessoas com 16 anos ou mais por telefone, na cidade do Rio de Janeiro e em seus arredores, nos dias 30 e 31 de outubro. A margem de erro para o total da amostra é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.

Na capital, a aprovação do governador é de 30%, considerando margem de erro de cinco pontos percentuais, enquanto nas outras cidades da região metropolitana sobe para 51%, com margem de erro de seis pontos percentuais. A reprovação na capital está em 39%, e no Grande Rio, em 28%.

O índice de aprovação é maior entre homens (49%) do que entre mulheres (32%), levando em conta a margem de erro de seis pontos percentuais. Entre os eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) na última eleição, a aprovação chega a 67%, com margem de erro de seis pontos percentuais. O ex-presidente é aliado do governador.

Já entre os eleitores de Lula (PT), a aprovação cai para 17%, com margem de erro de sete pontos percentuais. Para 61% desses eleitores, o governo é ruim ou péssimo, contra 12% entre os que votaram em Bolsonaro.

Castro tem investido esforços recentes para tirar proveito político da operação. Após a ação, ele reclamou da falta de apoio do governo federal, iniciando uma troca de críticas.

Na última quinta-feira (30), recebeu apoio de governadores aliados, como Tarcísio de Freitas (Republicanos), que elogiou a operação, e se encontrou com outros governadores e presidenciáveis no Rio, entre eles Ronaldo Caiado (União Brasil-GO) e Romeu Zema (Novo-MG). Na ocasião, foi anunciado o Consórcio da Paz.

Para 48% da população, a operação foi muito bem executada, enquanto 21% a consideram regular, com falhas. Já 24% avaliam a ação como mal executada. A operação é vista como um sucesso por 57%, mas 39% discordam totalmente dessa avaliação.

Embora nenhum dos mortos na lista divulgada na sexta-feira (31) estivesse entre os denunciados pelo Ministério Público, o governo afirmou que 78 dos 99 identificados tinham antecedentes criminais. Para 50% dos moradores do Rio e região metropolitana, a maioria das vítimas eram criminosos, e 31% acreditam que todos eram. Metade da população também concorda com a frase “bandido bom é bandido morto”.

Entretanto, 77% afirmam que é mais importante investigar e prender criminosos do que matar, segundo o levantamento. E 88% concordam que todos os policiais em serviço devem usar câmeras corporais.




Veja Também