A carreta do Programa Agora Tem Especialistas realizou quase 800 atendimentos e 1,2 mil exames para mulheres no Hospital Regional de Taguatinga (HRT). Foram feitos 718 mamografias e 495 ultrassonografias transvaginais. Essa ação, apoiada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e pelo Ministério da Saúde (MS), oferece serviços de prevenção e cuidados para a saúde da mulher, com consultas de ginecologia e exames de imagem.
A carreta atende mulheres da fila de espera do SUS na Região de Saúde Sudoeste, que cobre Taguatinga, Águas Claras, Recanto das Emas, Samambaia, Vicente Pires e Água Quente. O objetivo é ampliar o acesso a serviços especializados, funcionando como uma porta extra para os usuários do SUS.
Durante visita à unidade nesta quarta-feira (4), o diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde, Nilton Pereira, ressaltou a importância da carreta para facilitar o acesso à atenção especializada no SUS. “As carretas têm o objetivo claro de solucionar o principal problema que a população brasileira enfrenta no SUS, que é o acesso à atenção especializada. Não podemos aceitar que as pessoas aguardem demais por exames ou procedimentos”, afirmou.
Michelline Pedrosa, do Comitê de Planejamento da Saúde do DF, reforçou a importância de investir constantemente na saúde pública. “Levar cuidados de saúde para a população é investir no futuro. Precisamos estar mais próximos para que todos possam usufruir dessas melhorias”, destacou.
A superintendente da Região de Saúde Sudoeste, Márcia Rodrigues, afirmou que a carreta simboliza um compromisso com o cuidado das mulheres. “Não é apenas um veículo. É um sinal de cuidado com a população, principalmente com as mulheres, que são fundamentais para nossas famílias e comunidades”, disse.
A visita contou com a participação dos deputados distritais Jorge Vianna e Chico Vigilante, e do representante do Conselho Regional de Saúde de Taguatinga, Ronaldo Seggiaro.
A carreta possui consultórios com ar-condicionado para atendimentos e exames, além de sala de espera para até 60 pessoas. Os consultórios móveis atendem várias regiões desde outubro do ano passado.
Antes em Ceilândia, entre dezembro de 2025 e início de 2026, a carreta atendeu mais de 1,4 mil pessoas e realizou 3,3 mil procedimentos.
