No Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília, foi iniciada a ação “Gesto seguro: descarte correto, mãos seguras”, uma colaboração entre instituições para melhorar a segurança no descarte de materiais cortantes, como lâminas de bisturi.
A campanha promove o uso do saca-lâminas, um equipamento criado pelo Laboratório Aberto de Brasília (LAB) da Universidade de Brasília (UnB). Esse aparelho permite a eliminação das lâminas sem contato direto das mãos, evitando o uso de pinças e diminuindo o perigo de cortes e danos ao material para os profissionais.
No evento de lançamento, 300 caixas com saca-lâminas foram doadas ao HRAN, parte das 4 mil unidades destinadas às unidades da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O dispositivo foi criado e produzido por meio de impressão 3D no LAB.
A coordenadora do projeto, professora Andrea dos Santos, da Faculdade de Tecnologia da UnB, ressaltou que o equipamento aumenta a segurança dos pacientes e dos trabalhadores no hospital. “Nosso foco não é apenas a tecnologia, mas também a forma como ela é aplicada no cotidiano das equipes”, afirmou.
A técnica de enfermagem Janine Montefusco, do HRAN, disse que o saca-lâminas se conecta à caixa de descarte de materiais cortantes, permitindo a remoção da lâmina sem contato manual. “É nesse momento que ocorrem a maioria dos acidentes de trabalho. Essa medida também previne doenças como hepatite B e C e infecção por HIV”.
Os recursos para essa campanha vêm de multas pagas por empresas condenadas em ações civis por descumprimento de leis trabalhistas, destinados pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) para projetos registrados. A procuradora Geny Marques explicou: “Quando empresas são punidas por descumprimento da legislação trabalhista, há um dano moral coletivo. O MPT direciona os valores dessas penalidades para projetos cadastrados na procuradoria.”
Informações da Secretaria de Saúde.

