Durante o Carnaval do DF Folia 2026, a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) intensifica as ações para combater a importunação e a violência sexual contra as mulheres por meio do programa Direito Delas. A principal campanha, chamada “É Direito Delas Dizer Não”, é realizada em parceria com a Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU.
A campanha estará presente nos eventos de maior público do Carnaval no Plano Piloto, Taguatinga, Águas Claras e Planaltina, com equipes da Subsecretaria de Apoio a Vítimas de Violência (Subav/Sejus) identificadas com camisetas da ação. Os servidores vão distribuir materiais informativos, bandanas e adesivos — as chamadas melequinhas — reforçando a mensagem de que “Não é Não”.
Para a secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, o Carnaval precisa ser um espaço de alegria, respeito e segurança para todas as mulheres. “A campanha ‘É Direito Delas Dizer Não’ passa uma mensagem clara: diversão não combina com violência. Nosso papel é garantir informação, apoio e resposta rápida para que as mulheres possam curtir o Carnaval com liberdade e segurança”, destaca.
Além das ações educativas, a Subav coloca em prática o Protocolo Por Todas Elas, instituído pela Lei nº 7.241/2023, que define medidas para prevenir e combater o assédio e a importunação sexual em espaços de lazer e entretenimento. Durante os eventos, equipes treinadas estarão disponíveis para orientar o público, apoiar possíveis vítimas e encaminhar os atendimentos necessários, além de oferecer espaços específicos para esse acolhimento.
Segundo a subsecretária de Apoio a Vítimas de Violência, Uiara Mendonça, a atuação integrada fortalece a rede de proteção durante o Carnaval. “Nosso foco é agir para prevenir, mas também estar preparadas para acolher e orientar caso alguma mulher precise. O Protocolo Por Todas Elas garante uma resposta organizada, humana e eficaz em ambientes festivos, inclusive nos blocos menores”, explica.
A campanha também prevê ampla divulgação do protocolo por meio de materiais informativos para ampliar o conhecimento da população sobre como identificar situações de violência e onde buscar ajuda.
Programação das ações da campanha “É Direito Delas Dizer Não”:
- Sábado – 14/2
• Carnaval Pet Bloco Mamãe – Estacionamento do Recanto Shopping | 8h às 12h
• Taguá 2026 – Estacionamento do Centro Cultural do Taguaparque | 14h às 16h
• Pagodão Delas – Setor Comercial Sul | 14h30 às 17h30
• Concentra Mas Não Sai – Estacionamento do Minas Brasília Tênis Clube | 17h30 às 19h - Domingo – 15/2
• Bloco da Toca – Rua do Lazer de Águas Claras (Av. Boulevard Norte, esquina com Av. Parque de Águas Claras) | 15h às 18h
• Carnaval Delas – Felicitá Shopping | 16h às 19h - Segunda-feira – 16/2
• Baratona – Estacionamento 12 do Parque da Cidade | 16h às 19h
• Concentra Mas Não Sai – Estacionamento do Minas Brasília Tênis Clube | 16h às 19h - Terça-feira – 17/2
• Bloco do Seu Júlio – Parque de Exposições de Planaltina | 15h às 18h
