Baixa adesão levou a prorrogação das vacinas até o dia 30 de novembro
O Ministério da Saúde decidiu prorrogar a campanha de multivacinação em crianças e adolescentes, menores de 15 anos, até 30 de novembro. O objetivo da ação é promover a atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente e aumentar a cobertura vacinal da população do o país.
No Distrito Federal, a campanha será retomada na próxima quarta-feira (3/11). As vacinas não serão aplicadas durante o feriado prolongado na capital federal — a imunização contra a covid-19, porém, segue normalmente. O DF conta com 111 salas de vacinação de rotina, que oferecem os imunizantes da ação.
A Campanha de Multivacinação é voltada a crianças e adolescentes menores de 15 anos (desde bebês até 14 anos, 11 meses e 29 dias). No DF, segundo a Secretaria de Saúde, a ação alcançou apenas 68,4% do público-alvo, número bem inferior ao esperado, de, pelo menos, 90%.
Vacinas
Em meio à queda da cobertura vacinal do grupo, especialmente durante a pandemia de covid-19, a campanha — que começou em 1º de outubro — conta com a oferta de cerca de 18 imunizantes. Veja a lista completa abaixo.
Em âmbito nacional, nos dados da Campanha de Multivacinação registrados no portal do Ministério da Saúde Localiza SUS até 28 de outubro, constam o total de 3.026.553 milhões de doses aplicadas em todo o país.
Vale lembrar que, do bebê ao idoso, independentemente da faixa etária, há vários tipos de vacinas para prevenção de diversas doenças. A maior parte desses imunizantes é aplicada na infância e faz parte do calendário básico de vacinação preconizado pelo Ministério da Saúde.
Vacinas oferecidas durante a campanha
- BCG
- hepatite A e B
- penta (DTP/Hib/Hep B)
- pneumocócica 10 valente
- VIP (vacina inativada poliomielite)
- VRH (vacina rotavírus humano)
- meningocócica C (conjugada)
- VOP (vacina oral poliomielite)
- febre amarela
- tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba)
- tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela)
- DTP (tríplice bacteriana)
- varicela
- HPV quadrivalente (papilomavírus humano)