A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que institui uma política e uma semana nacional dedicadas à atenção integral à saúde do homem, encaminhando a proposta para o Senado.
De autoria dos ex-deputados Jorge Silva (ES) e Sérgio Vidigal (ES), o Projeto de Lei 6011/16 foi aprovado em 11 de julho com substitutivo da relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
Conforme o texto, a Política de Atenção Integral à Saúde do Homem será implementada no Sistema Único de Saúde (SUS), devendo ser mantida pelas instâncias gestoras do SUS de forma contínua.
Essa política deverá englobar ações de prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento de doenças que acometem principalmente homens, como o câncer de próstata.
Novembro Azul
A semana nacional proposta ocorrerá em novembro, durante a campanha Novembro Azul, focada na prevenção do câncer de próstata e na promoção da saúde masculina.
Durante essa semana, serão promovidas ações educativas e preventivas para esclarecer o público sobre doenças que atingem predominantemente homens. Além disso, poderão haver mutirões para diagnóstico e tratamento dessas enfermidades.
Para aumentar a visibilidade da campanha, prédios públicos serão iluminados em azul.
Mais informações serão divulgadas em breve.
