19.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/02/2026

Brasilienses seguem tradições na Quaresma

Brasília
trovoada com chuva fraca
19.5 ° C
19.5 °
18.9 °
94 %
1.5kmh
75 %
sex
23 °
sáb
23 °
dom
21 °
seg
22 °
ter
24 °

Em Brasília

A Quaresma começou na quarta-feira de cinzas e é um período cheio de promessas e reflexões para os cristãos. Uma das práticas comuns é evitar o consumo de carne vermelha, substituindo-a por peixe. No Distrito Federal, muitas pessoas já estão se organizando para aderir a essa tradição durante esse tempo.

Eduardo Marques, de 23 anos, que mora no Gama, conta que ele e sua esposa não comem carne vermelha até o final da Quaresma. Para isso, ele já comprou bastante peixe para o período. “Eu sigo essa tradição com muito cuidado. Normalmente consumo bastante peixe e às vezes vario com ovo, mas carne vermelha não consumo”, relata.

Eduardo explica que esse costume veio desde a infância, quando morava com sua família. Durante a Quaresma, especialmente próximo à quarta-feira de cinzas e à sexta-feira santa, o consumo de peixe aumenta bastante. “O peixe fica mais caro no final da Quaresma porque muitas pessoas só começam a se abster da carne vermelha na sexta-feira santa”, destaca.

Ele também comenta que a Quaresma não é só sobre não comer carne vermelha, mas é um momento para fortalecer a fé católica. “Também evitamos bebida alcoólica e tentamos abandonar maus hábitos ou vícios neste período. É um tempo para buscar santidade e cumprir o que Deus deixou para a gente”, explica.

Jejum, oração e fé

O Papa Leão XIV comentou que a Quaresma é um convite para que os fiéis coloquem Deus no centro das suas vidas, fortalecendo a fé e evitando distrações do dia a dia.

Duas moradoras do Cruzeiro, Maria Paula, de 75 anos, e Diva Meireles, de 70, também seguem os costumes da Quaresma. Elas destacam que para pessoas da idade delas, a religião permite algumas flexibilidades quanto ao jejum rigoroso. “Eu costumava fazer o jejum, mas hoje não faço por questão de saúde. Respeito a Quaresma pois sou católica. A igreja entende que a partir dos 70 anos, jejuar rigorosamente pode ser um problema para a saúde”, diz Maria Paula.

Diva comenta que há outras formas de jejum além da alimentação, como o jejum digital. “Hoje vou ficar o dia inteiro sem usar o celular. Na religião, se fala que Nossa Senhora fazia jejum nas quartas e sextas-feiras”, conta.

Para essas mulheres, a Quaresma é um tempo para renovar a fé católica. Maria Paula afirma que sempre fez jejum na quarta-feira de cinzas e na sexta-feira santa e frequenta as missas durante a Quaresma. Diva ressalta que a importância da fé está presente o ano todo, assim como durante a Quaresma.

Veja Também