24.5 C
Brasília
quarta-feira, 14/01/2026

Brasília se enche de amarelo com as flores do cambuí em janeiro

Brasília
céu pouco nublado
24.5 ° C
24.5 °
22 °
65 %
1.5kmh
20 %
qui
26 °
sex
27 °
sáb
28 °
dom
29 °
seg
21 °

Em Brasília

O amarelo forte que aparece em Brasília durante certos meses não vem só dos ipês. Nas ruas da cidade, podemos ver as flores amarelinhas do cambuí. Esta árvore é muito comum no Distrito Federal, especialmente de setembro a janeiro, quando suas flores deixam a cidade com um lindo tom dourado.

Marcelo Kuhlmann, biólogo especialista em plantas, explica que o cambuí floresce em vários lugares do Brasil, como o Cerrado, a Caatinga, a Mata Atlântica e o Pantanal. A árvore, com suas flores amarelas, aparece entre dezembro e março. Também chamada de canafístula ou angico amarelo, ela pertence à espécie Peltophorum dubium da família Fabaceae.

O cambuí parece com outras árvores, como a Sibipiruna, mas podem ser diferenciadas pelos frutos: o cambuí tem frutos leves que o vento espalha, enquanto a Sibipiruna tem frutos mais duros que estouram para liberar sementes.

Esta árvore é muito usada em parques e ruas porque cresce rápido e dá sombra boa. Além disso, atrai animais como abelhas e beija-flores. Marcelo alerta que, por ser grande, o cambuí deve ser plantado em áreas espaçosas, longe de construções.

Expansão da flora urbana

Brasília possui mais de 350 mil árvores de Peltophorum dubium por toda a cidade. Elas estão presentes em todas as regiões administrativas e em locais importantes como o Eixo Rodoviário Norte e Sul, o canteiro da L4 Sul e o Parque da Cidade.

O cambuí pode crescer até 50 metros e é muito usado no paisagismo por crescer rapidamente e ser resistente. Em outras regiões do Brasil, a árvore também é chamada de “jabuticabinha” e faz parte do mesmo grupo de árvores que inclui a goiabeira, a jabuticabeira e a pitangueira.

Seus frutos são comidos frescos ou usados para fazer licores em algumas regiões do Nordeste e Sudeste. O nome “dubium” vem do latim e significa “duvidoso”, porque o cambuí pode ser confundido com outras árvores. A palavra “cambuí” vem do tupi-guarani e significa “árvore com galhos finos”.

A Novacap, responsável pelo paisagismo da cidade, diz que muitas sementes plantadas em Brasília vieram de Minas Gerais. Ela cuida da manutenção e planta mudas do cambuí em escolas, parques e ruas para que o amarelo das flores se espalhe pela capital.

Brasilienses que param para ver as flores

A aposentada Tânia Delfino, de 60 anos, gosta de passar o tempo no Parque da Cidade para ver as árvores e suas flores. Ela diz que não conhece o nome das flores amarelas, mas aprecia a beleza delas e às vezes confunde com os ipês.

Tânia conhece o flamboyant pelo nome e gosta da época em que floresce. Ela mora em Brasília há quase 60 anos e acha que as árvores estão maiores e mais valorizadas hoje. Para ela, as árvores incentivam a vida ao ar livre na cidade que não tem praia.

Júlia Ribeiro, designer, e Matheus Ferroni, doutorando em biofísica, também reservam um tempo para aproveitar o contato com a natureza na cidade. Júlia percebe quando a cidade fica amarela com o cambuí e gosta de viver em uma cidade com muitas árvores.

Júlia comenta que morar perto da natureza traz mais qualidade de vida. Ela aprecia acordar ouvindo o som dos pássaros e acredita que olhar as flores faz muita diferença na rotina diária.

Veja Também