25.5 C
Brasília
sábado, 23/11/2024
--Publicidade--

Brasília recebe competição

Brasília
nuvens quebradas
25.5 ° C
27 °
25.5 °
65 %
3.6kmh
75 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
21 °
ter
24 °
qua
25 °

Em Brasília

Começou ontem, e vai até o próximo sábado (9), a 39ª edição do Campeonato Brasileiro e Internacional de Voo Livre. O céu da capital federal ganhará um colorido diferente com as 74 asas-delta que estão inscritas na competição. Os pilotos saem todos os dias do Vale do Paranã (GO), a cerca de 100 km de Brasília, a partir das 12h e pousam na Esplanada dos Ministérios por volta das 15h. A realização do evento conta com o apoio das secretarias de Esporte e Turismo.

De acordo com Ricardo Ortega, 60 anos, organizador do evento, Brasília é considerada o melhor local para a prática do voo livre. “Aqui é o único lugar que dá para sair do interior e pousar no meio da cidade, no meio do poder”, avaliou. Ortega destacou também que o clima da região nessa época do ano ajuda bastante durante o voo. “O vento e a temperatura desse período do ano são excelentes para voar. Não tem nenhum piloto que não goste de voar em Brasília”, explicou.

O campeonato possui dois tipos de categoria: de acesso, que é para pessoas que estão se qualificando e  profissional, para quem já compete. São aproximadamente 116 km de percurso para profissionais e cerca de 80 km para a categoria de acesso, porém as distâncias vão aumentando ao longo da disputa.
Para o competidor Christian Gomes, 42 anos, o voo em Brasília é sempre especial e esse não poderia ser melhor, já que ele foi o primeiro a pousar na Esplanada dos Ministérios. “Eu adoro voar aqui, nunca perco um campeonato no DF, pois Brasília é o Havaí do voo livre, não tem lugar melhor”, afirmou. Christian é terapeuta, veio de Sapiranga (RS) e disputou pela categoria de acesso, pois passou alguns anos sem competir. Essa é a 11ª vez que ele voa na capital federal. Segundo Christian o segredo para ter sucesso no voo é manter a calma, aproveitar o voo e esquecer que está competindo.

O analista de sistemas Guga Saldanha, 50 anos, foi o segundo a pousar em solo brasiliense. Ele veio do Rio de Janeiro para competir na categoria profissional. “Participo de campeonatos de asa-delta desde 1992, porque adoro voar. Além disso, voar de asa-delta é igual voar como os pássaros, somente com as asas, pois não usamos motor”, destacou.
A diversão não é só para os competidores, mas também para os brasilienses que têm a oportunidade de assistir aos pousos. O policial militar Valdemir Mariano levou toda a família para ver os pilotos pousarem de asa-delta. “Eu acho esse campeonato muito bonito e bacana. Gosto muito e não perco nenhuma edição. Além disso, se torna um lazer, já que a cidade é carente de eventos”, disse. O policial levou a esposa e os filhos, que ficaram encantados com o colorido no céu e pretendem voltar outras vezes à Esplanada para ver o campeonato.

Fonte: Alô

--Publicidade--

Veja Também

- Publicidade -