Cresce a cada dia o número de turistas estrangeiros e brasileiros que visitam a Capital Federal. Prova disso é o aumento expressivo no número de pessoas que procuram o Espaço Lúcio Costa, concebido por Oscar Niemeyer. Localizado na Praça dos Três Poderes, é famoso por abrigar a maquete de Brasília.
Segundo a servidora da Secretaria de Cultura Maria Íris Lucélia, 60 anos, é notável o aumento de turistas no local depois do início da Copa do Mundo, principalmente de estrangeiros. No dia 11 de junho, um dia antes da abertura do Mundial, 99 pessoas visitaram o espaço. No dia 14, o número quase quintuplicou, com 483 visitas.
Em visita pela terceira vez ao local, o servidor público Rafael Chervensky, 24 anos, resolveu se aventurar pelo CouchSurfing -um projeto que tem como objetivo a troca de hospitalidade sem cobrança entre seus membros, utilizando a internet como meio.
Desde o início da Copa, Chervensky recebeu em sua casa um casal de belgas e um casal australiano. Atualmente hospeda duas californianas e, para próxima semana, aguarda dois rapazes de Singapura.
“Os estrangeiros saem daqui encantados. Eles amaram o Lago Paranoá, a arquitetura da cidade e, principalmente, o fato de conseguir olhar para o céu sem precisar levantar a cabeça”, contou.
A empresária de Maceió Sara Garcia Dantas, 32 anos, aproveitou o último dia em Brasília para passear pela cidade. Ela chegou no domingo (22) para a partida entre Brasil e Camarões e garantiu que voltará. “É a primeira vez que venho a Brasília. Estou encantada. É tudo muito limpo, muito organizado”, elogiou.
Fonte: Em tempo real/Foto: Pontão lago Sul