O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (19) um novo boletim sobre casos de intoxicação por metanol devido ao consumo de bebidas alcoólicas. Até o momento, o país registrou 16 mortes causadas por essa intoxicação. Foram contabilizados 97 casos confirmados ou em investigação, sendo 62 confirmados e 35 ainda em análise. No total, 772 suspeitas foram descartadas.
O estado de São Paulo é o mais afetado, com 48 casos confirmados, incluindo cinco em investigação. Nove dessas mortes ocorreram em São Paulo, onde 511 notificações suspeitas foram descartadas pelos órgãos de saúde locais.
Além disso, houve três mortes no Paraná, três em Pernambuco e uma em Mato Grosso.
Existem ainda 10 mortes sob análise: cinco em São Paulo, quatro em Pernambuco e uma em Minas Gerais. Mais de 50 notificações de óbitos suspeitos já foram descartadas.
Outros estados também confirmaram casos de intoxicação por metanol: seis no Paraná, cinco em Pernambuco, dois em Mato Grosso e um no Rio Grande do Sul.
Estão sendo investigados casos em Pernambuco (12), Piauí (5), Mato Grosso (6), Paraná (2), Bahia (2), Minas Gerais (1) e Tocantins (1). Essas informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

