25.1 C
Brasília
quarta-feira, 08/04/2026

Brasil quer produzir diesel e gás de cozinha no país

Brasília
nublado
25.1 ° C
25.1 °
25.1 °
73 %
0.4kmh
100 %
qui
28 °
sex
25 °
sáb
26 °
dom
25 °
seg
20 °

Em Brasília

O governo federal tem como objetivo tornar o Brasil independente na produção de diesel e gás de cozinha, conforme anunciado pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em evento no Rio de Janeiro.

Atualmente, o país ainda depende da importação para suprir a demanda, especialmente de diesel, o que o deixa vulnerável às variações do mercado internacional e aos preços elevados causados por tensões geopolíticas.

Alexandre Silveira destacou que o plano inclui fortalecer a capacidade de refino nacional e ampliar a produção interna desses combustíveis, diminuindo assim a necessidade de compra no exterior.

Essa mudança busca reduzir a exposição do Brasil às oscilações de preços internacionais, que impactam diretamente a inflação, os custos logísticos e o orçamento das famílias brasileiras.

Medidas do governo

Para enfrentar a alta dos combustíveis, o governo já adotou medidas emergenciais, como subsídios temporários para o diesel e o gás de cozinha, visando garantir o abastecimento e amenizar o impacto nos preços para os consumidores.

No caso do diesel, foram criados incentivos tanto para produtores quanto para importadores, com o intuito de aumentar a oferta no mercado interno e conter a inflação.

Para o gás de cozinha, foi instituída uma subvenção para baratear o produto importado, protegendo especialmente as famílias de baixa renda.

A Petrobras também tem planos para ampliar a produção de diesel nos próximos anos, considerando que seu parque de refino atualmente atende a aproximadamente 70% da demanda nacional, com a possibilidade de alcançar a autossuficiência a médio prazo.

O governo acredita que avançar rumo a esse objetivo oferecerá maior estabilidade e previsibilidade ao mercado interno, reduzindo os efeitos das crises internacionais nos preços domésticos.

Veja Também