Em Gavião Peixoto, São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro da Defesa José Mucio Monteiro e o comandante da Aeronáutica Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damaceno participaram da apresentação do primeiro caça supersônico F-39E Gripen fabricado totalmente no Brasil. O evento aconteceu nas instalações da Embraer, que cuidou da montagem final, marcando um importante avanço tecnológico para o país e o fortalecimento da Base Industrial de Defesa (BID).
O ministro José Mucio ressaltou que o novo caça aumenta a autonomia estratégica do Brasil, reforça a capacidade de defesa das Forças Armadas e ajuda a proteger a soberania nacional. Ele ainda destacou os benefícios econômicos e sociais, considerando esse momento como um progresso para o país, a indústria, a economia e a área da Defesa.
A aeronave faz parte do Projeto FX-2, que moderniza a frota supersônica da Força Aérea Brasileira (FAB). Cerca de 350 engenheiros brasileiros foram treinados na Suécia como parte da transferência de tecnologia. Até agora, a produção do caça gerou mais de 12 mil empregos, incluindo 2 mil diretos e 10 mil indiretos. Dos 36 caças encomendados da Saab, 15 serão fabricados no Brasil, o que permite adquirir conhecimento técnico avançado e desenvolver habilidades em todas as etapas, desde a montagem até o suporte e futuras atualizações.
O Tenente-Brigadeiro Damaceno afirmou que fabricar esses caças aqui coloca a indústria brasileira como referência na América do Sul na produção de aeronaves de alta performance. Essa conquista é possível graças a uma base industrial forte, profissionais qualificados e capacidade para inovar. As aeronaves feitas no Brasil seguem os mesmos padrões de projeto e qualidade das produzidas na Suécia, garantindo alta performance e tecnologia de ponta.
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços Geraldo Alckmin parabenizou a iniciativa e destacou como a indústria de defesa está à frente da inovação, alinhada à estratégia da Nova Indústria Brasil (NIB). Ele afirmou que quem domina a tecnologia domina o futuro e ressaltou a importância disso para a soberania do país.
Também estiveram presentes no evento o Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, a secretária-geral da Defesa Cinara Wagner Fredo e outras autoridades civis e militares.

