15.5 C
Brasília
sexta-feira, 01/08/2025

Bloomberg: Turquia atrasa proposta de adesão da Suécia à OTAN antes da visita de Stoltenberg

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
14.5 °
82 %
0kmh
0 %
sex
27 °
sáb
27 °
dom
26 °
seg
26 °
ter
20 °

Em Brasília

O líder turco exige a extradição de suspeitos, em sua maioria curdos, vistos como terroristas no país que se refugiaram na Suécia.

© AFP 2022 / FRANCOIS MORI
De acordo com a Bloomberg, a Turquia não está satisfeita com as promessas feitas pela Suécia de reprimir os separatistas curdos e é improvável que levante suas objeções à candidatura da nação à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), a menos que tome medidas mais definitivas, disse o porta-voz do Partido AK da Turquia, Omer Celik.
“Essas declarações da Suécia são boas, mas não suficientes até que sejam implementadas”, disse Celik na segunda-feira (31), afirmando ainda que “estamos esperando que isso ganhe vida.”
O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, exigiu que a Suécia e a Finlândia extraditassem suspeitos que a Turquia considera terroristas como condicionante à facilitação da negociação de adesão à OTAN dos dois países nórdicos.
As declarações de Celik apontam que a Turquia continua assumindo uma postura dura em relação à adesão, que já havia sido negada em maio, mesmo antes da visita do secretário-geral da OTAN, Jens Stoltenberg, nesta semana.

“Temos total respeito pelo fato de que cada país da aliança toma suas próprias decisões”, disse o novo primeiro-ministro sueco Ulf Kristersson, em entrevista coletiva em Helsinque, nesta terça-feira (1º). “Tive um telefonema com o presidente Erdogan no outro dia. Concordamos que eu fosse a Ancara e comunicarei a data exata quando for formalmente confirmada.”
Stoltenberg encorajou tanto a Suécia quanto a Finlândia a aceitarem os pedidos da Turquia, que tem a segunda maior força armada dentro da Aliança Atlântica depois dos EUA.

Veja Também