21.5 C
Brasília
terça-feira, 02/12/2025

Biblioteca de Ceilândia Completa 32 Anos e é Referência em Educação e Cultura

Brasília
céu limpo
21.5 ° C
21.5 °
20.6 °
73 %
1.5kmh
0 %
qua
25 °
qui
24 °
sex
24 °
sáb
21 °
dom
18 °

Em Brasília

A Biblioteca Pública de Ceilândia Carlos Drummond de Andrade completou 32 anos oferecendo um espaço importante para leitura, aprendizado e convivência na região. Desde sua inauguração em 1993, ela conta com mais de 50 mil títulos, que incluem livros, materiais escolares, gibis, revistas e enciclopédias, além de uma área especial para crianças e jovens. Mais de 3 mil pessoas visitam a biblioteca todos os meses, e ela já tem mais de 17 mil usuários registrados.

Para comemorar seu aniversário, professores e funcionários organizaram um evento que reuniu servidores, alunos, leitores e membros da comunidade. O administrador de Ceilândia, Dilson Resende, participou da celebração e destacou a importância social da biblioteca. “A Biblioteca Pública de Ceilândia é um patrimônio da nossa comunidade. Muitas pessoas encontraram aqui oportunidade, motivação e conhecimento. Nosso compromisso é continuar apoiando esse espaço, que transforma vidas diariamente”, disse ele.

A biblioteca atualmente tem 13 professores e oferece vários projetos por meio de plataformas digitais, atendendo estudantes da rede pública, candidatos a concursos, jovens leitores e moradores da cidade. Ela disponibiliza materiais exclusivos para apoiá-los em provas como o Enem, concursos públicos e nas tarefas escolares.

A professora responsável pela biblioteca, Pollyanna Valdenice Souza, comentou que o local se estabeleceu como referência em educação e cultura. “A biblioteca é um ponto de encontro do saber. Ela virou referência para estudantes, professores, concurseiros e famílias que vêm todos os dias em busca de aprendizado. É muito gratificante ver como esse espaço cresceu e continua atraindo novos leitores”, ressaltou.

A biblioteca é palco de muitas histórias de transformação. O militar José Felipe, 35 anos, recorda seu tempo de estudo para concursos públicos no local. “Garanti minha vaga no serviço público estudando cerca de oito horas diárias aqui. Participei da história desse lugar e só tenho gratidão”, afirmou.

Entre os leitores mirins, o estudante Heitor Lima, 10 anos, frequenta a biblioteca desde os 7 e considera o lugar seu segundo lar. “Gosto muito de vir aqui porque tem muitos livros legais. Aprendo, faço minhas tarefas e encontro meus amigos. É um lugar que faz a gente querer voltar sempre”, contou.

Com informações da Administração de Ceilândia

Veja Também