Este ano, a Neoenergia Brasília registrou um crescimento nos casos de pipas que causam problemas na rede elétrica.
Entre janeiro e novembro, foram anotadas 411 ocorrências, um crescimento de 14% comparado ao mesmo período de 2024, quando foram 360.
O número de pessoas sem energia elétrica também aumentou: 138,5 mil consumidores foram afetados neste ano, contra 120,4 mil no ano passado.
Com as férias escolares, crianças e adolescentes ficam mais tempo em casa e em áreas de lazer, aumentando a prática de soltar pipas. Essa brincadeira pode causar curtos-circuitos, quebra de cabos e cortes no fornecimento de energia se feita perto da rede elétrica. O perigo acontece quando a linha se prende em postes, transformadores ou fios.
Jorge Frota, gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Brasília, alerta: “A pipa deve ser solta somente em locais abertos e longe da rede elétrica, como campos, parques e áreas abertas. Nunca tente tirar uma pipa que ficou presa nos fios e também nunca use cerol ou linha chilena, que são perigosos e podem danificar os cabos.”
A distribuidora reforça que apenas profissionais treinados e autorizados podem tirar pipas presas na rede. Entrar em subestações, mesmo para pegar uma pipa, é proibido e muito perigoso.
Dicas para evitar acidentes com pipas
- Não use fios metálicos ou papel laminado, pois podem conduzir eletricidade
- Jamais tente retirar pipas presas nos cabos
- Não utilize cerol ou linha chilena
- Não jogue objetos como arames ou correntes na rede elétrica
- Não solte pipas durante chuva ou vento forte; guarde imediatamente se houver raios
- Fique atento para motociclistas e ciclistas, que podem ser feridos pela linha
Cuidados em casa
No período de férias, o uso de smartphones, videogames e outros eletrônicos aumenta. A Neoenergia Brasília orienta que apenas adultos liguem e desliguem esses aparelhos, sempre segurando o plugue e nunca puxando o fio. Tomadas devem ter protetores, e cabos danificados não devem ser usados.
Jorge Frota destaca que a supervisão dos responsáveis é crucial para evitar acidentes com eletricidade. Ele recomenda revisar as instalações elétricas da casa e verificar o estado dos fios e aparelhos.
Crianças não devem usar eletrônicos enquanto carregam as baterias. Em condomínios e casas, o acesso a quadros de energia, geradores e salas de força deve ser limitado a profissionais qualificados.
No caso de acidentes, desligue a chave geral ou o disjuntor e chame imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) ou o Samu (192). Problemas na rede de energia devem ser informados à Neoenergia Brasília pelo número 116.
*Informações da Neoenergia
