Famílias que enfrentam dificuldades financeiras nas regiões do Itapoã e do Paranoá estão recebendo o projeto Sorriso Perfeito, Família Feliz neste início de ano. A ação é realizada pela Secretaria da Família (Sefami-DF) em conjunto com o Instituto Onda do Sorriso, oferecendo atendimento odontológico gratuito, incluindo limpeza, restauração, extrações, próteses, aplicação de flúor e implantes. Além disso, são promovidas atividades educativas sobre saúde bucal, com oficinas de escovação orientada e palestras para as famílias.
Os serviços são prestados em um ônibus adaptado que conta com dois consultórios móveis. A primeira fase do projeto acontece no Itapoã, até o dia 22 de fevereiro, no estacionamento do Centro de Ensino Fundamental Doutora Zilda Arns, localizado na Quadra 378, Conjunto N, AE — Del Lago. Os atendimentos ocorrem em dois turnos, das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira.
Depois, o Paranoá recebe a continuidade do projeto de 23 de fevereiro a 31 de março, no estacionamento do CEM 1, Quadra 4, Conjunto A, AE 2, nos mesmos horários e dias da semana.
A falta de cuidado com os dentes pode causar problemas como dificuldade para mastigar, digestão comprometida, e dificuldade para falar. Também pode afetar a confiança, o desempenho na escola ou no trabalho, e resultar em exclusão social.
Segundo Rodrigo Delmasso, chefe da Sefami-DF, “Este projeto ajuda a melhorar a autoestima das famílias e devolve dignidade a quem não tem fácil acesso a esses cuidados. Nossa secretaria está dedicada a levar cada vez mais saúde para as famílias em situação de vulnerabilidade.”
*Informações da Agência Brasília
