23.5 C
Brasília
segunda-feira, 15/12/2025

Ataque na Austrália deixa vítimas entre 10 e 87 anos

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
21.5 °
80 %
2.6kmh
75 %
seg
24 °
ter
21 °
qua
23 °
qui
20 °
sex
18 °

Em Brasília

As autoridades de Sidney, Austrália, informaram que as vítimas do ataque durante a celebração do festival judaico Hanukkah, ocorrido no domingo (14/12) na praia de Bondi, tinham idades entre 10 e 87 anos. O tiroteio resultou em 16 mortos e pelo menos 42 feridos, incluindo dois policiais.

Os suspeitos são pai e filho. O pai, de 50 anos, foi morto pela polícia, e o filho, de 24 anos, foi preso em estado crítico, mas segundo notícias locais, encontra-se estável.

A polícia informou que o suspeito mais velho tinha licença para possuir seis armas, as quais foram apreendidas no ataque. Nenhum dos suspeitos tinha antecedentes criminais.

Durante uma coletiva, o comissário da polícia de Nova Gales do Sul, Mal Lanyon, classificou o evento como um incidente terrorista. Ele também descartou a presença de um terceiro envolvido.

Os feridos foram encaminhados a vários hospitais em Sidney.

Entre os mortos está o rabino Eli Schlanger, de 41 anos, natural de Londres, segundo reportaram os jornais britânicos. Um cidadão israelense também perdeu a vida.

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, definiu o ato como terrorismo e comprometeu-se a combater o ódio, a violência e o terrorismo.

As autoridades ainda não confirmaram se a comunidade judaica foi o alvo específico, mas o líder da Associação Judaica da Austrália descreveu o ataque como uma tragédia previsível.

O Ministério das Relações Exteriores informou que até o momento não há relatos de brasileiros entre as vítimas.

Um cidadão desarmou o atirador

Vídeos divulgados mostram o suspeito mais jovem sendo desarmado por um homem durante os disparos. No vídeo, um deles segura um fuzil e dispara, mas é rapidamente imobilizado e perde a arma para um homem vestindo uma blusa branca, que aponta o fuzil para o atirador.

O homem deixa a arma apoiada em uma árvore enquanto o suspeito tenta fugir e é atingido por uma pedra lançada por outro transeunte. Também é possível ver o segundo suspeito efetuando disparos de uma ponte.

Imprensa internacional informou que o homem que desarmou o atirador foi baleado duas vezes.

Veja Também