25.5 C
Brasília
sábado, 15/11/2025




Astrônomos descobrem estrutura invisível em galáxia distante

Brasília
céu limpo
25.5 ° C
25.5 °
21.7 °
47 %
2.6kmh
0 %
sáb
32 °
dom
31 °
seg
33 °
ter
34 °
qua
24 °

Em Brasília

Astrônomos do observatório Vera C. Rubin, no Chile, fizeram uma descoberta inédita na galáxia M16, situada na constelação de Virgem. As imagens capturadas pela ferramenta mostraram uma grande cauda em volta de uma estrutura que não era visível para outros telescópios.

Os cientistas explicam que esse rastro é formado pelos restos de uma galáxia menor, que foi absorvida pela M16 durante um processo de fusão cósmica. Esse evento provavelmente acelerou a formação de estrelas nessa galáxia observada pelo telescópio chileno.

A cauda tem cerca de 160 mil anos-luz de comprimento e guarda informações importantes sobre a galáxia que foi destruída, revelando quando a fusão aconteceu e o estado atual das estrelas que sobreviveram.

A galáxia M16 foi descoberta em 1779 pelo astrônomo italiano Barnaba Oriani e está a aproximadamente 55 milhões de anos-luz da Terra.

Ela é classificada como uma galáxia starburst, que apresenta uma alta taxa de formação de estrelas. Além disso, os cientistas detectaram um buraco negro supermassivo em seu centro.




Veja Também