Nossa rede

Brasília

As vacinas na frente da Rússia na corrida contra a covid-19

Publicado

dia

A vacina feita na Rússia foi registrada nesta terça-feira, 11, embora ainda não tenha começado a fase final de testes. Veja as vacinas que já chegaram lá

Vacina contra o coronavírus: EUA, Rússia, Reino Unido e China estão em fases avançadas do desenvolvimento da vacina (Dado Ruvic/Reuters)

A Rússia registrou a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus. O registro foi feito na manhã desta terça-feira, 11, após autoridades russas terem afirmado ao longo da última semana que a vacina foi capaz de criar uma resposta imune nos voluntários que participaram de testes clínicos.

A fase que gerou resultados é a penúltima nos testes para uma vacina, faltando ainda a conclusão da fase 3, em que estão vacinas testadas no Brasil, como a de Oxford e a da chinesa Sinovac. Mas a Rússia decidiu registrar a vacina mesmo antes da última etapa e sem divulgar à comunidade científica estudos mais detalhados sobre o desenvolvimento.

Ainda assim, o governo russo afirmou que deve começar a produção da vacina em breve. Como ainda não passou pela última fase de testes, a eficácia da vacina russa, feita no Instituto Gamaleya, será comprovada em novos testes clínicos que acontecerão ao mesmo tempo que o começo da vacinação.

O governo do Paraná havia afirmado no fim do mês passado que conversou com o embaixador russo no Brasil para uma possível parceria com a Rússia para produção da vacina registrada hoje. Mais recentemente, foi fechada uma parceria do Paraná com a chinesa Sinopharm, que tem opções de vacinas feitas em Wuhan e Pequim que serão testadas no estado.

À frente da vacina russa e na última fase de testes, há seis vacinas contra o coronavírus sendo testadas, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) no fim de julho. Além da Sinopharm no paraná, outras duas têm parcerias para testes no Brasil.

Estão sendo testadas no Brasil a vacina britânica da Universidade de Oxford em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca (testada pela Fiocruz) e a da chinesa Sinovac (testada em São Paulo com o Instituto Butantan).

No resto do mundo, estão ainda na última fase de testes a americana Moderna e a vacina da também americana da Pfizer em parceria com a alemã BioNTech. Ao todo, há mais de 160 tentativas no mundo, incluindo em outras fases de teste.

Também deve começar a fase 3 de testes em breve a vacina da chinesa CanSino Biologics, que fechou parceria para testes na Arábia Saudita. A empresa disse que também está em negociação para os testes em países como Rússia, Brasil e Chile. A candidata da CanSino se tornou a primeira na China a passar para testes em humanos em março, mas as vacinas da Sinovac e da Sinopharm terminaram sendo aprovadas mais rapidamente.

Os próximos passos da vacina russa

No anúncio feito hoje, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que sua filha já recebeu uma dose da vacina desenvolvida. “Uma de minhas filhas foi vacinada, tendo participado da fase de testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, no dia seguinte tinha 37 graus e pouco. E é tudo”, afirmou Putin.

À rede de televisão americana CNN, o secretário de imprensa do Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF), que investe em empresas e pesquisas russas promissoras, disse que, uma vez registrada, a vacina já poderá ser aplicada em médicos e outros integrantes do grupo de risco.

Se a vacina der certo, a Rússia ganhará a “nova guerra fria” em busca de uma proteção contra a covid-19. Estudos sobre a eficácia dela devem ser publicados já no final deste mês. Além de aliviar a crise de saúde mundial, que já matou mais de 730.000 pessoas, seria um golpe nos Estados Unidos e no Reino Unido, que recentemente acusaram o país de hackear seus sistemas para derrubar pesquisas sobre vacinas contra a covid-19.

Clique para comentar

You must be logged in to post a comment Login

Comentar

Brasília

É MEI? Tire dúvidas e busque apoio na Tenda do Empreendedor, em Ceilândia

Publicado

dia

Por

Parceria entre GDF e Sebrae oferece serviços gratuitos aos microempreendedores da capital em evento realizado na Praça do Trabalhador

Microempreendedores individuais (MEIs) contam, a partir desta terça-feira (24), com um importante apoio do Governo do Distrito Federal e do Sebrae para o desenvolvimento de atividades, esclarecimento de dúvidas, acesso a microcrédito e capacitações gratuitas. A Semana do MEI 2022 foi aberta em Ceilândia, onde são esperadas pelo menos 5 mil pessoas.

“Isso tudo a gente faz em benefício dos pequenos e médio empreendedores”, disse o governador Ibaneis Rocha, na abertura do evento, em Ceilândia | Fotos: Renato Alves/Agência Brasília

Montada na Praça do Trabalhador em Ceilândia, ao lado da administração regional, a Tenda do Empreendedor vai disponibilizar palestras e oficinas em temas como controle financeiro, precificação, vendas pelo Instagram e pelo WhatsApp, marketing pessoal, inovação e gestão de vendas direcionadas à fidelização de clientes.

O governador Ibaneis Rocha esteve na abertura do evento e reforçou a importância de apoiar os microempreendedores. “Isso tudo a gente faz em benefício dos pequenos e médio empreendedores. Aqui em Ceilândia, talvez a gente tenha o maior comércio do DF. Esse apoio do Sebrae é importante para os comerciantes se regularizarem e buscarem apoio. Fico feliz que tenham escolhido Ceilândia para iniciar essa ação”, disse.

O evento ficará em Ceilândia até a próxima quinta-feira (26), depois outras cidades serão atendidas

A estrutura montada em Ceilândia também conta com atendimentos gratuitos para o acesso a serviços de formalização de novos negócios, emissão de documentos, boletos, certidões negativas de débitos e orientações para emissão de notas fiscais, entre outros.

Essa é a 13ª edição do evento, que ficará em Ceilândia até quinta-feira (26). Depois, outras cidades serão atendidas, por meio de parceria entre o GDF e o Sebrae. A iniciativa oportuniza o apoio necessário aos microempreendedores da cidade”, avaliou o administrador de Ceilândia, Cláudio Ferreira.

“Esse mês é um mês que o Sebrae faz dedicado aos MEIs e hoje estamos em Ceilândia ofertando uma série de serviços e palestras. Estaremos fazendo com eles a declaração de imposto de renda, cursos de capacitação de acesso a crédito e oficinas”, destacou a diretora regional do Sebrae no DF, Rose Rainha. “Que a gente possa dar oportunidades às pessoas que, com a pandemia, perderam seus empregos. Essa semana é uma oportunidade para os MEIs regularizarem e buscarem nosso apoio”, acrescentou o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira.

Uma das pessoas interessadas na Tenda do Empreendedor é a professora Margareth Calazans, que procurou o espaço com a intenção de abrir uma loja. “Vim buscar informações de onde e como começar. As dúvidas são muitas”, contou. “Já fui atendida aqui e vou fazer aula de como transformar seguidores das redes sociais em clientes. Muita gente tem vontade de empreender, mas não sabe por onde começar. Então essa iniciativa é muito importante”.

A programação completa da Semana do MEI 2022 está disponível no link www.df.sebrae.com.br.

Ver mais

Brasília

Curso orienta profissionais da educação sobre acompanhamento de diabéticos

Publicado

dia

Por

A primeira edição da capacitação Diabetes nas Escolas, realizada na regional de ensino de Taguatinga até 7 de junho, tem como foco a assistência a estudantes com a doença

Uma parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação e a Escola de Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde (Eapsus) implementou a capacitação Diabetes nas Escolas, na qual profissionais que atuam na rede pública de ensino do Distrito Federal são informados sobre direitos e deveres das instituições de ensino e dos estudantes com a doença. A primeira edição do curso, voltada para a regional de ensino de Taguatinga, teve início em 12 de abril e segue até 7 de junho.

“A ideia é que esses estudantes tenham um bom acolhimento e melhor acompanhamento durante a trajetória escolar”Carolina Gama, gerente de Nutrição da Secretaria de Saúde

Anualmente, a Secretaria de Educação mapeia os estudantes com necessidades alimentares específicas, inclusive a diabetes tipo I. Segundo o Censo Escolar DF 2020, havia 217 estudantes com a doença na rede de ensino pública e particular conveniada no Distrito Federal.

Alimentação saudável, contagem de carboidratos e especificidades da diabetes são temas abordados na capacitação, composta por nove aulas com dois encontros presenciais | Foto: Mary Leal/SEEDF

Dessa forma, a iniciativa do curso surgiu no Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão (Cedoh), após a Diretoria de Assistência à Saúde e Apoio às Políticas Educacionais (Diaspe), da Secretaria de Educação, compartilhar as informações sobre os alunos diabéticos.

“A ideia é que esses estudantes tenham um bom acolhimento e melhor acompanhamento durante a trajetória escolar”, explica Carolina Gama, gerente de Serviços de Nutrição (Gesnut) da Secretaria de Saúde.

Marcella Lamounier, nutricionista da Secretaria de Educação, reforça que o controle do diabetes exige esforços diários e, assim, é fundamental o suporte da escola – onde os alunos passam a maior parte do tempo. “Faz a diferença para a continuidade do tratamento e o controle da doença, o que também reflete positivamente no desempenho escolar dos alunos”, reflete a servidora.

O curso, composto por nove aulas com dois encontros presenciais, aborda alimentação saudável, contagem de carboidratos e especificidades da doença.

“Com a capacitação, os profissionais da educação poderão atuar de forma ativa no manejo e na assistência às crianças e aos adolescentes com diabetes tipo I, oferecendo informações confiáveis e ajudando no relacionamento com os colegas. E sabendo identificar as intercorrências, encaminham o aluno para o serviço de referência, conforme fluxo estabelecido pela Secretaria de Saúde”, detalha Karistenn Brandt, nutricionista da Gesnut.

*Com informações das secretarias de Saúde e de Educação do DF

Ver mais

Brasília

Processo de regularização de imóvel no Aris Primavera é retomado

Publicado

dia

Por

Codhab retorna à região para orientar moradores que possuem interesse em regularizar o imóvel na Área de Regularização de Interesse Social (Aris) Primavera. Serviço vai até quarta-feira (25/5)

Moradores da Área de Regularização de Interesse Social (Aris) Primavera, localizada em Taguatinga precisam finalizar a coleta de dados e documentos junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab). O serviço foi retomado nesta segunda-feira (25/3) e faz parte do processo para que os ocupantes dos imóveis possam obter a titulação definitiva.

Funcionários devidamente identificados vão visitar as casas cujos proprietários ainda não providenciaram a documentação, até quarta-feira (25/5). Na oportunidade, os funcionários vão entregar a Carta Convocatória, que contém a lista dos documentos a serem enviados.

Atualmente, a Aris Primavera apresenta 604 lotes a serem titulados. Desse total, 388 imóveis se encontram com exigências na documentação encaminhada e 216 moradores ainda não apresentaram nenhum documento relativo à propriedade dos bens.

Uma vez com a documentação reunida, os moradores poderão enviar o material pelo e-mail regularizaprimavera@codhab.df.gov.br ou, presencialmente, entregá-lo à Administração Regional de Taguatinga, entre 20 de junho e 29 de julho deste ano.

Esse trabalho é uma parceria entre a Codhab, a Secretaria de Governo (Segov) e a Administração Regional de Taguatinga, além de ser uma oportunidade para que os moradores esclareçam dúvidas e participem da regularização dos imóveis.

Com informações da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab)

Ver mais

Brasília

Quer trabalhar em restaurante? Há 17 vagas abertas para esse setor

Publicado

dia

Por

Os interessados devem se candidatar numa agência do trabalhador ou pelo site. Ao todo, são 172 oportunidades disponíveis no dia

O setor de bares e restaurantes é um dos que mais oferecem vagas nas agências do trabalhador do Distrito Federal nesta terça-feira (24). Uma delas com o salário mais alto do dia: R$ 6.000, mais benefícios. Esse é o valor que será pago mensalmente a quem for selecionado para trabalhar como coordenador de restaurante em Águas Claras. Precisa ter curso superior completo em administração.

Nesta terça-feira (24), nas 14 agências do trabalhador, há 166 vagas abertas para diferentes perfis, em funções distintas

Outras vagas para quem quer atuar nesse ramo são para auxiliar de cozinha (2), cozinheiro (2), cozinheiro geral (2), garçom (5), gerente (2), pizzaiolo (2) e sushiman (2). São oportunidades abertas em diferentes regiões administrativas, com salários que vão de R$ 1.212 a R$ 2.000, mais benefícios.

Para pessoas com deficiência em busca de emprego, há oportunidades como auxiliar de limpeza, empacotador a mão e operador de caixa. Ao todo, são seis vagas com salários que variam de R$ 1.355 a R$ 1.864. O maior número (3) é para a função de empacotador no Lago Sul. Com remuneração de R$ 1.355 mais benefícios, o candidato deve ter experiência comprovada e ensino fundamental incompleto.

Para operador de caixa, são duas chances em Ceilândia. O salário também é de R$ 1.355 mais benefícios. Quem quiser concorrer ao cargo deve ter experiência e o ensino fundamental incompleto. A vaga para auxiliar de limpeza é par trabalhar no Guará. Precisa ter o ensino fundamental completo e experiência. Há apenas uma vaga.

Empregadores que desejarem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar nas unidades e pelo aplicativo Sine Fácil

Ao todo, há nas agências do trabalhador, nesta terça, 172 vagas para diferentes perfis em funções distintas. Os interessados podem cadastrar o currículo no aplicativo Sine Fácil ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana.

Mesmo que o candidato não tenha interesse por nenhuma vaga do dia, ele pode se cadastrar para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores que desejarem ofertar vagas ou utilizar o espaço das agências do trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar nas unidades e pelo aplicativo Sine Fácil. Também é possível solicitar atendimento pelo e-mail gcv@setrab.df.gov.br. Há, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Trabalho.

 

Ver mais

Brasília

Avenida em Planaltina é restaurada com 120 toneladas de massa asfáltica

Publicado

dia

Por

Principal via da cidade estava deteriorada devido ao tráfego de veículos pesados. Manutenção, por meio do GDF Presente, foi executada em mais de 30 pontos

O GDF Presente finalizou a recuperação asfáltica da Avenida Independência, em Planaltina. Foram aplicadas cerca de 120 toneladas de massa asfáltica em mais de 30 pontos na via. A ação foi executada em seis dias ao longo de maio, em parceria com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), que contratou a empresa HL Terraplenagem.

Avenida Independência, que soma mais de cinco quilômetros de extensão | Foto: GDF Presente

Assessor do gabinete da Administração Regional de Planaltina, Gerdo Menezes explica que, diariamente, centenas de motoristas e pedestres passam pela Avenida Independência, que soma mais de cinco quilômetros de extensão. “Há muita circulação de ônibus e outros veículos pesados, que acabam causando as deformidades e ondulações no solo”, alega. “O total de massa asfáltica usada pode parecer uma quantidade exorbitante, mas há pontos em que são usados mais de três toneladas de material”, completa Menezes.

O coordenador do Polo Norte do GDF Presente, responsável pelas ações em Planaltina, Ronaldo Alves, informa que o trabalho foi dividido em etapas. “Em resumo, após a vistoria de toda a avenida e o mapeamento dos pontos críticos, realizamos o corte do pavimento com a máquina. Depois, o requadramento do asfalto, a aplicação do piche e a cobertura com a capa asfáltica”, elucida.

Alves acrescenta que a proposta da recuperação é para que seja duradoura. “Não estamos fazendo para que semana que vem o problema apareça de novo. A ideia é que, por anos, o asfalto mantenha a qualidade. Pode ser que apareçam novas deformidades em pontos próximos, mas raramente na área recuperada”, ressalta.

Confira outras ações do GDF Presente:

Um dos beneficiados com a restauração da avenida em Planaltina foi o atendente Lucas de Oliveira, 27 anos, que trabalha em uma farmácia a poucos metros da via. “Como meu carro é baixo, era ruim passar pelas ondulações. Melhorou muito, agora dirijo com mais conforto”, conta ele, que passa pela via para ir e vir do trabalho.

Ver mais

Brasília

Atenção! Quarta parcela do IPVA vence nesta semana

Publicado

dia

Por

Data de vencimento é definida de acordo com o algarismo final da placa do veículo, indo desta segunda (23) até sexta-feira (27)

Começaram nesta segunda-feira (23) os vencimentos da quarta parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A data de vencimento é definida de acordo com o algarismo final da placa do veículo, indo desta segunda (23) até sexta-feira (27). Neste ano, o imposto foi dividido em seis cotas, com vencimentos até julho.

R$ 931,3 milhõesValor já arrecadado pela Secretaria de Economia com o IPVA 2022

Até o momento, a Secretaria de Economia já arrecadou R$ 931.385.614,43 referentes ao IPVA 2022. Os carnês do imposto foram enviados por correspondência para os endereços cadastrados dos contribuintes. Ainda assim, é possível reemitir os boletos pelo Portal de Serviços da Receita do DF ou pelo aplicativo Economia DF.

No site da Receita, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo. O sistema oferece as opções de imprimir boleto, salvar o documento virtual, copiar o código de barras ou parcelar no cartão de crédito

 

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade

Viu isso?