26.5 C
Brasília
terça-feira, 18/11/2025




Após ser alvo da PF, presidente do BRB é afastado do cargo

Brasília
céu limpo
26.5 ° C
28.1 °
26.1 °
58 %
1.5kmh
0 %
ter
32 °
qua
32 °
qui
34 °
sex
29 °
sáb
24 °

Em Brasília

Paulo Henrique Costa é citado na investigação ao lado de outros integrantes do banco no Distrito Federal

A Justiça Federal afastou, nesta terça, o presidente do Banco de Brasília, o BRB, Paulo Henrique Costa. Ele é um dos alvos da ação da Polícia Federal que prendeu o banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

Além de Costa, outros integrantes do BRB são alvo de mandados ordenados pela Justiça Federal. Em setembro, o Banco Central reprovou a compra de uma fatia do Banco Master pelo banco do Distrito Federal.

Três diretores do Master também foram presos na ação desta terça.

A Polícia Federal deflagrou a Operação Compliance Zero, com o objetivo de combater a emissão de títulos de crédito falsos por instituições financeiras que integram o Sistema Financeiro Nacional.

Policiais federais cumprem cinco mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 25 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares diversas da prisão, nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

“As investigações tiveram início em 2024, após requisição do Ministério Público Federal, para investigar a possível fabricação de carteiras de crédito insubsistentes por uma instituição financeira. Tais títulos teriam sido vendidos a outro banco e, após fiscalização do Banco Central, substituídos por outros ativos sem avaliação técnica adequada”, diz a PF.

Estão sendo investigados os crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária, organização criminosa, entre outros.




Veja Também