Equipe do Águia foi buscar menino de 10 anos em Rio Preto (SP).
Orgão foi doado pela família de uma garota de 10 anos que foi atropelada.
Após mais de 7 horas de cirurgia, o menino Callister Nascimento Brizio, de 10 anos, recebeu um fígado novo no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. A criança foi levada pelo helicóptero Águia da Polícia Militar depois que um órgão compatível foi identificado na capital.
A operação policial foi realizada na manhã desta terça-feira (16) em São José do Rio Preto (SP). A cirurgia começou por volta das 15h e o orgão foi doado pela família de uma menina de oito anos que foi atropelada.
Nos últimos seis meses, o garoto era submetido a um tratamento no hospital Sírio Libanêz e retornava para a cidade de Álvares Florence (SP). Com a oportunidade do transplante a equipe médica decidiu realizar o procedimento.
A cirurgia precisa começar no máximo dez horas após a retirada do órgão por isso a equipe da Polícia Militar foi acionada. “Foi uma surpresa para todo mundo, estávamos em um dia normal de trabalho e recebemos a solicitação da assistente social da cidade sobre a possibilidade de levar a criança para São Paulo. Fizemos os contatos para pedirmos a autorização e foi autorizado”, afirma o capitão da equipe do Águia, Leone Cortez.
Segundo a mãe Monique Padovani, Callister tem hepatite autoimune, uma doença causada por um distúrbio do sistema imunológico e aguardava por um orgão na fila do transplante há 3 anos. “Foi uma alegria enorme. É a vida do meu filho de volta”, diz Monique.
De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, o estado de saúde do garoto é estável já foi encaminhado para o quarto onde se recupera da cirurgia.
g1