A cidade de São Paulo deve ter um fim de semana com muita chuva, similar aos últimos dias que tiveram problemas por causa de enchentes e quedas de árvores em várias áreas.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que o tempo nesta sexta-feira, 16, será parecido com os dias anteriores.
A temperatura vai variar entre 19ºC e 28ºC, com chuvas moderadas a fortes, junto com trovões, começando na parte da tarde até o início da noite.
Como o terreno está muito molhado, existe risco de rios pequenos e córregos transbordarem, além de deslizamentos de terra em áreas inclinadas, podendo causar alagamentos e quedas de árvores.
“As chuvas vêm com ventos fortes e, às vezes, granizo”, disse o órgão.
No sábado, 17, o dia será quente e úmido. A temperatura ficará entre 19ºC e 28ºC, com chuvas à tarde até o início da noite, com intensidade moderada a forte.
No domingo, 18, haverá chuva forte durante a tarde e início da noite, com termômetros marcando entre 19ºC e 27ºC.
O CGE alerta para possibilidade de enchentes no sábado e domingo. Entre domingo e segunda-feira, 19, uma nova frente fria chega ao litoral paulista e deve diminuir o calor.
Problemas causados pela chuva
Na quinta-feira, 15, os paulistas enfrentaram problemas devido às chuvas. A Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) parou entre as estações São Caetano e Santo André devido às inundações. O serviço voltou ao normal no fim da tarde.
O CGE colocou a cidade em estado de alerta para enchentes entre 14h50 e 18h40. Segundo a Enel, cerca de 30 mil pessoas ficaram sem energia na cidade de São Paulo e 10 mil na região metropolitana na tarde de quinta. Na manhã de sexta-feira, 12,7 mil clientes ainda estavam sem luz na capital e 19 mil na região metropolitana.
Na região metropolitana, também houve transtornos. Em Itapecerica da Serra, um deslizamento bloqueou a rodovia Régis Bittencourt por mais de 12 horas.
A concessionária Arteris informou que o problema ocorreu às 17h52 de quinta-feira no quilômetro 286, no sentido São Paulo. As chuvas causaram o acúmulo de lama que invadiu a rodovia.
O Corpo de Bombeiros relatou 12 quedas de árvores entre 12h03 e 19h14 na capital e região metropolitana, além de 16 atendimentos por enchentes e um por desabamento.
Estadão Conteúdo.
