“O Ministro Federal de Assuntos Econômicos deve fazer tudo para que tenhamos mais energia. Devíamos lançar imediatamente o Nord Stream 2 para encher nossas instalações de armazenamento de gás para o inverno”, disse Kubicki ao grupo de mídia alemão RND.
Segundo o político, o gás russo não melhora nem piora dependendo de qual gasoduto vem. “O gás no gasoduto Nord Stream 2 não é diferente do gás no gasoduto Nord Stream 1. É apenas um gasoduto diferente”, acrescentou.
O Nord Stream 2 é um projeto de gasoduto com capacidade para transportar 55 bilhões de metros cúbicos por ano, permitindo o trânsito de gás da Rússia através do mar Báltico até a Alemanha. O gasoduto foi implementado pela Nord Stream 2 AG com um único acionista, a gigante russa de energia Gazprom. A construção do oleoduto durou três anos e foi concluída em 2021. No entanto, em resposta à operação militar especial na Ucrânia, os países ocidentais impuseram uma série de sanções à Rússia, com a Alemanha interrompendo a certificação do Nord Stream 2, que já estava pronto para operar.
Atualmente, há especulações sobre um possível colapso de energia na Alemanha no inverno devido à interrupção no fornecimento de gás russo. O ministro da Economia, Robert Habeck, e o chefe da Agência Federal de Redes da Alemanha, Klaus Muller, pediram aos cidadãos que reduzam o consumo de eletricidade para economizar dinheiro e energia.