O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), expressou duras críticas nesta quarta-feira (17/9) ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por sua conduta nos Estados Unidos. Segundo ele, “Ele está incitando um país, os Estados Unidos, contra o Brasil”.
O senador ressaltou que não aceitará essas ofensas silenciosamente e que chegou o momento de reagir. “É a primeira vez que abordo esse tema, e sentirei necessidade de falar semanalmente para não me manter ausente diante dessa situação. Ver um deputado federal do Brasil, representante de São Paulo, instigar um país contra o nosso é inaceitável. Jamais me manifestei antes, mas agora não posso permanecer calado. Não posso aceitar essas provocações sem resposta, e vou me organizar para reagir adequadamente”, declarou ele.
Críticas à oposição
Mais cedo, Davi Alcolumbre também se queixou das ações da oposição no Congresso, afirmando que o ambiente está complicado e que enfrenta vários desafios, incluindo o risco de ocupação do plenário e tentativas de bloquear a pauta. Essas declarações surgem no momento de crescente pressão acerca da urgência da anistia na Câmara dos Deputados.
Além disso, ele rebateu críticas que tem recebido de setores aliados ao governo por não se posicionar mais firmemente contra o comportamento do deputado Eduardo Bolsonaro e as sanções impostas por Donald Trump. Em tom irônico, afirmou que “Eu desconhecia que era necessário afirmar que o Brasil pertence aos brasileiros, como divulgado pelo governo”.
Ele complementou, “Por um lado, é fácil atacar dizendo que o país é dos brasileiros, e por outro, vê-se nos Estados Unidos dizerem que novas sanções serão aplicadas por Donald Trump. Todos parecem estar ultrapassando os limites”.