23.7 C
Brasília
terça-feira, 28/10/2025

Alckmin reúne Rui, Gleisi e equipe para tratar ação no Rio contra o CV

Brasília
nuvens quebradas
23.7 ° C
23.9 °
23.7 °
64 %
2.2kmh
73 %
qua
32 °
qui
31 °
sex
28 °
sáb
25 °
dom
19 °

Em Brasília

São Paulo, 28 – O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião urgente para discutir a operação da polícia no Rio de Janeiro que aconteceu nesta terça-feira, 28. Essa ação resultou em 64 mortes e 81 prisões de pessoas ligadas ao grupo criminoso Comando Vermelho (CV). Foi a operação policial mais violenta da história do estado.

Participaram da reunião o presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de técnicos dos ministérios da Justiça e Defesa.

O encontro ocorreu no Palácio do Planalto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está retornando ao Brasil depois de uma viagem ao Sudeste Asiático e deve chegar a Brasília por volta das 20h30.

O governo quer definir a resposta oficial a ser dada após essa operação, especialmente diante das críticas da oposição e do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL).

Também está em discussão uma proposta para alterar a Constituição e criar regras federais que reforcem a segurança pública. Além disso, o governo planeja um projeto de lei que aumente as punições para organizações criminosas, conhecido como projeto antifacções, enviado pelo Ministério da Justiça à Casa Civil.

O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, falou sobre essa proposta em coletiva, mas não participou da reunião, pois estava cumprindo compromissos no Ceará.

Veja Também