Ursula Von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, afirmou no último sábado, 17, que a assinatura do acordo entre Mercosul e União Europeia vai além de aproximar países, é sobre conectar continentes. Ela ressaltou que esse acordo cria a maior zona de livre comércio mundial, envolvendo 20% do PIB global.
Segundo Von der Leyen, o acordo é uma escolha clara: promover comércio justo em vez de tarifas, incentivar parcerias produtivas a longo prazo ao invés de isolamento, e oferecer benefícios reais para as pessoas e empresas de ambos os blocos. Ela destacou que o acordo é importante para todos os países do Mercosul, agradeceu cada um deles e enfatizou que ele irá gerar empregos, oportunidades e prosperidade para ambos os lados.
A presidente também pontuou a relevância geopolítica do acordo, pois cria uma plataforma para enfrentar desafios globais como proteção ambiental, aumento da competitividade e reformas de instituições internacionais. Ela afirmou que os países vão cooperar mais do que nunca.
Essa declaração foi feita na cerimônia de assinatura do acordo que une Mercosul e União Europeia, formando a maior área de livre comércio mundial. Juntos, eles reúnem cerca de 720 milhões de habitantes e um Produto Interno Bruto próximo a US$ 22 trilhões. O evento aconteceu em Assunção, no Paraguai.
A cerimônia contou com discursos dos líderes das delegações dos países do Mercosul e da União Europeia, seguida pela assinatura oficial dos ministros das Relações Exteriores e uma foto oficial.
No dia anterior, Ursula Von der Leyen visitou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Rio de Janeiro. Ela elogiou o resultado de mais de 20 anos de negociações e ressaltou que essa assinatura é apenas o começo de uma agenda extensa de trabalho, destacando o papel de Lula no avanço do acordo.
