O Governo do Distrito Federal (GDF) promoverá nesta terça-feira (23) uma ação para oferecer apoio e assistência social a pessoas que vivem em situação de rua em dois locais diferentes de Taguatinga. A iniciativa, organizada pela Casa Civil, começará às 9h e conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Segurança Pública, Proteção da Ordem Urbanística e Justiça e Cidadania, além de órgãos como Serviço de Limpeza Urbana, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
Durante a ação, as pessoas em situação de vulnerabilidade terão acesso a serviços nas áreas de saúde, educação e assistência social. Também receberão orientações sobre cuidados com animais domésticos e informações sobre benefícios, incluindo auxílio para deslocamento interestadual. Um auxílio financeiro excepcional de R$ 600 será concedido para aqueles que não têm condições de arcar com aluguel. Além disso, serão oferecidas vagas em abrigos, oportunidades de qualificação profissional como o programa RenovaDF e a possibilidade de cadastro para unidades habitacionais.
Após o atendimento, a DF Legal realizará a retirada das estruturas onde as pessoas estavam abrigadas, transportando seus pertences para locais indicados pelos próprios. Caso isso não seja possível, os itens serão levados para depósito específico, de onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo para o proprietário.
Durante a semana, as secretarias responsáveis realizaram visitas antecipadas para identificar as pessoas a serem atendidas e avaliar suas necessidades.
Pontos de atendimento em Taguatinga nesta terça (23):
- Próximo ao Centro POP de Taguatinga
- Área verde em frente ao pronto-socorro do Hospital Regional de Taguatinga
*Informações fornecidas pela DF Legal