Autoridades esperam que a recuperação de um dos dois gravadores de voo a bordo lance luz sobre o acidente na área montanhosa de Guangxi
Equipes de resgate chinesas encontraram um dos gravadores de voo da caixa preta do jato da China Eastern Airlines que caiu na segunda-feira com 132 pessoas a bordo, informou a mídia estatal.
O avião doméstico de passageiros caiu de mais de 20.000 pés em uma área montanhosa de Guangxi , provocando um intenso incêndio de bambu e quase se desintegrando com o impacto. Autoridades de resposta disseram que as circunstâncias do acidente significaram que os investigadores enfrentaram “um nível muito alto de dificuldade” para estabelecer uma causa.
Na tarde de quarta-feira, a agência de notícias estatal oficial da China, Xinhua, informou que um dos dois gravadores de voo a bordo, que capturam dados críticos de voo e áudio da cabine, foi recuperado. No entanto, ele havia sido “muito danificado”, segundo relatos.
“Este é um grande avanço em nosso trabalho de pesquisa”, disse um porta-voz oficial a repórteres.
Os gravadores de voo – um que captura voz e outro que captura dados de voo – são pintados de laranja brilhante e construídos para resistir a impactos repentinos, disseram autoridades na quarta-feira. “Sabemos que antes do acidente houve um mergulho repentino do avião em um período muito curto de tempo”, disse um porta-voz, acrescentando que eles estavam trabalhando para determinar qual deles haviam encontrado.
Zhu Tao, diretor de segurança da aviação da Administração de Aviação Civil da China (CAAC), disse na terça-feira que nenhum sobrevivente ainda foi encontrado por equipes de resgate que continuam vasculhando o local montanhoso e florestal onde o Boeing 737-800 caiu.
“O jato foi seriamente danificado durante o acidente e as investigações enfrentarão um nível muito alto de dificuldade”, disse Zhu no primeiro briefing do governo sobre o desastre.
“Dadas as informações atualmente disponíveis, ainda não temos uma avaliação clara da causa do acidente”, disse ele, acrescentando que a aeronave não respondeu às repetidas chamadas dos controladores aéreos durante sua rápida descida.
O jato “atendeu aos padrões de aeronavegabilidade antes de decolar e as condições técnicas eram estáveis”, disse Sun Shiying, funcionário da China Eastern Airlines, em um briefing. “Os membros da tripulação estavam bem de saúde e sua experiência de voo estava de acordo com os requisitos regulatórios”.
O voo MU5735 estava indo na segunda-feira para a cidade portuária de Guangzhou de Kunming, capital da província de Yunnan, no sudoeste, quando caiu da altitude de cruzeiro para cair nas montanhas de Guangxi menos de uma hora antes do horário programado para o pouso.
O jato parecia mergulhar no chão em um ângulo de cerca de 35 graus em relação à vertical em imagens de vídeo da câmera do painel do veículo, de acordo com a mídia chinesa.
A chuva no sul da China na quarta-feira havia interrompido a busca por vítimas com riscos de deslizamentos de terra que poderiam colocar em risco as equipes de resgate que vasculhavam o terreno difícil e densamente arborizado, informou a televisão estatal. A previsão era de que o tempo chuvoso durasse o resto da semana.
Si, 64, um morador próximo ao local do acidente que se recusou a dar seu primeiro nome, disse à Reuters que ouviu um “bang, bang” no momento do acidente. “Foi como um trovão”, disse ele.
A televisão estatal mostrou imagens de destroços de avião espalhados entre árvores queimadas pelo fogo. Restos queimados de carteiras de identidade e carteiras também foram vistos.
A polícia montou um posto de controle na vila de Lu, na aproximação ao local, e impediu a entrada de jornalistas. Várias pessoas se reuniram para uma pequena cerimônia budista nas proximidades para orar pelas vítimas.
O último jato comercial a cair na China foi em 2010, quando um jato regional Embraer E-190 da Henan Airlines caiu, matando 44 dos 96 a bordo.
Destacando a preocupação de alto nível, o vice-primeiro-ministro Liu He foi a Guangxi na noite de segunda-feira para supervisionar as operações de busca e resgate. Um funcionário da mesma patente foi igualmente enviado ao local do acidente de 2010 no nordeste da China.
O desastre ocorre quando a Boeing busca se recuperar de várias crises, principalmente o impacto da pandemia de coronavírus nas viagens aéreas e as preocupações de segurança sobre seu modelo 737 Max após dois acidentes mortais.
“Acidentes que começam na altitude de cruzeiro geralmente são causados pelo clima, sabotagem deliberada ou erro do piloto”, disse Dan Elwell, ex-chefe da agência reguladora dos EUA, a Federal Aviation Administration (FAA), à Reuters. Elwell, que liderou a FAA durante a crise do 737-Max, disse que falhas mecânicas em jatos comerciais modernos eram raras em altitude de cruzeiro.
O 737-800 foi entregue em 22 de junho de 2015 e acumulou 18.239 horas de voo após 8.986 voos, disse Zhu no CAAC.
Investigadores chineses estão liderando a investigação porque o acidente ocorreu lá, mas as autoridades americanas fornecerão ajuda porque o avião foi fabricado nos EUA.