27.5 C
Brasília
sexta-feira, 16/01/2026

16 projetos disputam edital para recuperar 50 mil hectares na Amazônia

Brasília
nuvens dispersas
27.5 ° C
27.5 °
27.5 °
42 %
4.1kmh
40 %
sex
28 °
sáb
29 °
dom
30 °
seg
26 °
ter
19 °

Em Brasília

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Petrobras receberam 16 propostas para um edital chamado ProFloresta+, que tem o objetivo de recuperar até 50 mil hectares de floresta na Amazônia usando plantas nativas. Este projeto foi lançado em novembro de 2024, durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), e busca gerar cerca de 15 milhões de créditos de carbono. Esses créditos ajudam a compensar a emissão de gases nocivos, sendo equivalentes às emissões de quase 8,9 milhões de carros em um ano.

As inscrições para o projeto terminaram no dia 9 do mês passado e tiveram um número maior de participantes do que o esperado pelo BNDES. Isso mostra que há muito interesse em projetos que recuperam florestas e ajudam o meio ambiente até gerando créditos valiosos. A Petrobras pretende comprar 5 milhões desses créditos, divididos em cinco contratos de 1 milhão de créditos cada, garantindo que os projetos sigam regras estritas para proteger o ambiente e as comunidades locais.

Os projetos que forem escolhidos terão acesso a financiamentos especiais do BNDES, como os oferecidos pelo Fundo Clima. A iniciativa pode atrair mais de R$ 1,5 bilhão em investimentos para o reflorestamento da Amazônia nos próximos anos. Agora, as propostas passarão por uma avaliação técnica, e os resultados, mostrando quais foram os vencedores e os volumes contratados, serão anunciados pela Petrobras no primeiro semestre de 2026. As informações foram fornecidas pela Agência Brasil.

Veja Também