Nossa rede

Culinária

Prepare um café da manhã funcional completo com essas deliciosas receitas

Publicado

dia

Uma mesa de café da manhã cheia de opções gostosas, enche os olhos e claro, dá água na boca. Mas na maioria das vezes, ela contém um monte de itens que não combinam com a boa forma. Pensando nisso, a chef funcional e nutricionista Vanessa Prieto, fez um menu completo para você ter um desjejum de rainha, só que muito mais saudável e também cheio de sabor. Prepare e arrase!

 

Pão de Forma Integral com Linhaça

Ingredientes
2 xícaras (chá) de água morna
½ xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) rasas de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farelo de aveia
½ xícara (chá) de água morna
Linhaça a gosto

Modo de Preparo
Bata no liquidificador a água morna com o azeite de oliva, o fermento, o açúcar e o sal. Sem parar de bater, acrescente a farinha de trigo integral aos poucos. Quando a massa começar a ficar pesada, coloque em uma tigela e acrescente o restante da farinha de trigo integral, o farelo de aveia, a ½ xícara de água morna e misture. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Salpique a linhaça, cubra a massa com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que o pão esteja dourado. Retire do forno, espere amornar e desenforme.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 1 hora 15 minutos

Benefício
“Esse pão é rico em fibras e garante que você não estará consumindo um alimento cheio de conservantes e aditivos como os industrializados que encontramos nos mercados. Além disso, é versátil! Você pode utilizá-lo como base para fazer outras receitas e substituir a linhaça por chia, gergelim ou castanhas picadas”, diz a profissional.

Os patês são leves e ótimos para começar o dia. Foto: Azurita/iStock

Pasta de Berinjela

Ingredientes
1 berinjela cortada ao meio
1 colher (sopa) de alho poró cortado em fatias finas
1 fio de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de iogurte desnatado
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Modo de Preparo
Coloque a berinjela cortada ao meio de molho na água com sal por 20 minutos. Retire, lave-a e coloque as duas metades em uma assadeira com a polpa para cima. Faça furos com o auxílio de um garfo e distribua o alho poró por cima. Regue com azeite de oliva e leve ao forno preaquecido (200ºC) por 25 minutos. Em seguida, espere amornar e coloque no processador. Acrescente o iogurte, o sal, a pimenta do reino e bata por 1 minuto. Decore com a cebolinha picada e sirva.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos

Benefício
Segundo Vanessa, “a berinjela é rica em fibras, vitamina B5, cálcio, fósforo e ferro. Ela é uma excelente aliada para uma alimentação saudável pois dá saciedade e auxilia no controle do colesterol“.

Patê Rústico de Frango com Castanha de Caju

Ingredientes
1 xícara (chá) de ricota esfarelada
½ cebola
1 dente de alho
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1 xícara (chá) frango cozido e desfiado
1 tomate sem pele e sem sementes picadinho
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 pitada de sal marinho
½ xícara (chá) de castanha de caju picada

Modo de Preparo
Em um processador coloque a ricota, a cebola, o alho e o azeite de oliva. Bata até que fique homogêneo. Coloque em uma tigela e acrescente o frango, o tomate, a salsinha, o sal, misture e coloque no recipiente que irá servir. Coloque a castanha de caju picada em uma frigideira e torre-a levemente por 2 minutos. Distribua a castanha picada e torrada sobre o patê e mantenha no refrigerador até o momento de servir.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 15 minutos

Benefício
“Esse saboroso patê é fonte de proteína, cálcio e a castanha de caju vem não apenas para deixar crocante como também para enriquecer essa receita com fósforo, selênio e zinco“, afirma a especialista.

As opções doces para passar no pão não poderiam ficar de fora. Foto: baibaz/iStock

Pasta de Biomassa de Banana Verde com Cacau

Ingredientes
2 bananas verdes com a casca
1/3 xícara (chá) de xilitol ou açúcar de coco
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de Preparo
Coloque a banana verde com casca em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo e assim que iniciar a pressão, deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela, despreze a água e retire a polpa macia da banana verde. Coloque no liquidificador, acrescente o xilitol, o cacau em pó, a essência de baunilha e bata até que fique homogêneo. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos

Benefício
A biomassa de banana verde auxilia quem sofre com prisão de ventre, “além de dar saciedade por ser rica em amido resistente, que não é digerido pelo estômago, e funciona como fibra limpando o organismo, além de manter a flora intestinal saudável“, explica a nutricionista.

Geleia de Manga com Pimenta

Ingredientes
400g de manga madura picada
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de suco de limão rosa
2 colheres (sopa) de xilitol
1 pitada de sal marinho
3 pimentas dedo de moça sem sementes picadas
4 paus de canela

Modo de Preparo
Coloque em uma panela a manga, a água, o suco de limão rosa, o xilitol, a pitada de sal marinho, a pimenta, a canela em pau e misture. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos ou até que esteja em ponto de geleia. Em seguida, espere amornar, retire a canela em pau e coloque em um recipiente limpo e esterilizado com tampa.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos

Benefício
De acordo com a expert, “a manga é uma fruta que está na época, e por isso a encontramos de boa qualidade e preço. Além disso, essa receita é muito aromática e contém ingredientes como a pimenta dedo de moça e a canela que ativam a circulação e são termogênicas“.

Foto: mikafotostok/iStock

Omelete Turbinado

Ingredientes
1 fatia de queijo branco picada
1 ovo
1 clara
1 colher (café) de curry
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de Preparo
Aqueça uma frigideira antiaderente e toste os pedacinhos de queijo branco. Enquanto isso, misture bem em uma tigela o ovo com a clara, o curry e a salsinha. Despeje na frigideira envolvendo os pedacinhos de queijo e prepare a omelete. Assim que estiver dourada, vire-a para que cozinhe do outro lado. Consumir em seguida.

Rendimento: 1 porção
Tempo de Preparo: 10 minutos

Benefício
“O ovo já é um alimento muito nutritivo por natureza. Nessa receita, apenas acrescentamos o queijo branco para aumentar a quantidade de proteína nessa refeição, o curry e a salsinha que tem poder anti-inflamatório e auxiliam na digestão, explica a nutricionista.

Foto: margouillatphotos/iStock

Bolo de Maçã com Gengibre

Ingredientes
3 ovos
1 ½ xícara (chá) de água
¾ xícara (chá) de açúcar de coco
½ xícara (chá) de óleo de coco
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de coco seco ralado
½ xícara (chá) de farelo de aveia
1 maçã ralada
Gengibre ralado a gosto
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Modo de preparo
Coloque no liquidificador os ovos, a água, o açúcar de coco, o óleo de coco e bata por 2 minutos. Em uma tigela, misture a farinha de trigo integral com o farelo de aveia e o coco ralado. Acrescente o líquido e misture até que fique homogêneo. Em seguida, acrescente a maçã ralada, o gengibre e misture. Por fim, incorpore o fermento. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito ele saia limpo. Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Benefício
“Bolo fácil de preparar e rico em fibras não só pela presença da farinha de trigo integral e do farelo de aveia, mas também por utilizarmos a maçã com a casca. Além disso, essa receita é preparada com água, o que possibilita que os intolerantes à lactose também possam deliciar-se com ela”, destaca a nutrichef,

Suco Verde com Chia

Ingredientes
¾ copo de água de coco gelada
2 fatias de melão maduro
½ folha de couve rasgada
Suco de 1 limão
10 folhas de hortelã
1 colher (sobremesa) de chia

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador a água de coco, o melão, a couve, o suco de limão, a hortelã, a chia e bata até que fique homogêneo. Consuma em seguida.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Benefício
Suco excelente para facilitar a digestão, “rico em magnésio, ferro, vitamina C e antioxidantes! Você pode criar variações desse suco utilizando abacaxi, acerola e maçã verde”, sugere a especialista.

Foto: GeorgeDolgikh/iStock

Vitamina de Frutas Vermelhas

Ingredientes
1 pote de iogurte natural desnatado
½ xícara (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de frutas vermelhas
2 colheres (sopa) de quinoa em flocos
1 colher (sobremesa) de mel

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador o iogurte, o leite, as frutas vermelhas, a quinoa, o mel e bata até que fique homogêneo. Consumir em seguida.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Benefício
“Essa vitamina rápida de preparar é uma excelente fonte de proteína, antioxidantes e auxilia na saudabilidade da flora intestinal por conta do iogurte natural”, ressalta Vanessa.

 

Comentário

Brasil

Chefe de cozinha do DF cria curso gratuito para combater desperdício de alimentos

Publicado

dia

Chefe de cozinha do DF Luciana Félix criou curso gratuito para evitar desperdício de alimentos (Foto: André Zimmer/Arquivo Pessoal)

Na tentativa de combater o desperdício de alimentos em casa, feiras e restaurantes, a chefe de cozinha e moradora do Distrito Federal Luciana Félix decidiu criar um curso online para divulgar dicas sustentáveis sobre o assunto. A série de sete vídeos fica disponível na internet até 5 de abril.

inscrição é gratuita e pode ser feita na internet até 5 de março. As dicas, segundo a consultora, vão desde a produção e o preparo dos alimentos, passando pela organização de estoque e até a forma correta de conservar os produtos por mais tempo na geladeira.

“De 30 a 40% do que a pessoa compra em um hortifruti é jogado fora.”

“A gente ensina empreendedores e às pessoas em casa a guardarem os alimentos de forma correta para fazer durar”, explica. Nos vídeos, a chefe Luciana, que atua no ramo da gastronomia há 18 anos, diz ainda que para quem está em casa, uma dica fundamental é repensar a quantidade de frutas, legumes e, principalmente, hortaliças compradas durante a semana.

“É preciso fazer a compra de acordo com sua demanda”, pontua a consultora.

Comércio de alimentos orgânicos em Brasília (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Já na parte de higienização dos alimentos, Luciana explica que é importante usar cloro e água, e secar a folhagem com papel toalha, por exemplo, para prolongar a conservação dos produtos.

“Ao guardar na geladeira é preciso colocar em uma vasilha tampada e completamente seca. Só assim a folhagem vai durar. Isso economiza água e vai fazer tudo ser mais prático.”

Sustentabilidade em casa

Em relação ao preparo das refeições, a chefe de cozinha pontua que também é possível combater o desperdício de alimentos já cozidos em casa. De acordo com a consultora, a dica é cozinhar, de uma só vez, todos os tipos de carnes e acompanhamentos dos pratos e, em seguida, congelar.

“Economiza tempo e usa os alimentos comprados de uma só vez, nada se perde. É o uso racional do tempo e da água.”

Alimentos orgânicos à venda em hortifruti (Foto: Reprodução/RBS TV)

A partir da dica, o portal questionou à chefe de cozinha se o congelamento dos alimentos não interfere demais no gosto da comida. A especialista concorda, mas segundo ela, neste caso, a “praticidade compensa”.

“Às vezes, sem a comida já pronta, as pessoas vão para uma alimentação menos saudável. As dicas são para um equilíbrio, que é o que a gente busca. Então, vale a pena”, conclui.

Serviço:

Curso online de combate ao desperdício de alimentos
Quando: até 5 de abril
Inscrições gratuitas
Mais informações: (61) 3222-7655 ou (61) 9 9203-8981

Fonte: G1 

Ver mais

Culinária

Farofa low carb

Publicado

dia

Ingredientes

  • 1/2 unidade de cebola
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de manteiga ghi (ou ghee)
  • 3 unidades de ovo
  • 1 xícara (chá) de farinha de amêndoa
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha (francesa ou cebolete)
  • 1/4 xícara (chá) de castanha de caju torrada
  • 2 colheres (sopa) de linhaça dourada
  • 1/4 xícara (chá) de sementes de girassol
  • 1 colher (chá) de chá
 

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho na manteiga até que fiquem dourados. Junte os ovos, mexendo até cozinhar. Acrescente a farinha de amêndoas e misture por mais um minuto. Desligue o fogo e acrescente o restante dos ingredientes. Misture bem.

Ver mais

Culinária

Bolinho cremoso com castanha-do-pará e calda de cajá

Publicado

dia

Ingredientes

  • 10 ovo (separe as gemas das claras)
  • 1 1/4 xícara de açúcar
  • 250 gramas de chocolate ao leite
  • 250 gramas de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de castanha-do-pará trituradas
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 250 gramas de cajá (usar a polpa)

Modo de preparo

 

Bata todas as gemas na batedeira até ficarem esbranquiçadas.

Junte o açúcar e a clara de apenas cinco ovos (descarte as outras cinco).

Misture delicadamente com uma espátula e reserve.

Em uma panela, leve o chocolate e a manteiga ao fogo médio, em banho-maria, até derreter e incorporar.

Ver mais
Publicidade

Assine a nossa newsletter

Escolha o assunto

Publicidade