Nossa rede

Culinária

Prepare um café da manhã funcional completo com essas deliciosas receitas

Publicado

dia

Uma mesa de café da manhã cheia de opções gostosas, enche os olhos e claro, dá água na boca. Mas na maioria das vezes, ela contém um monte de itens que não combinam com a boa forma. Pensando nisso, a chef funcional e nutricionista Vanessa Prieto, fez um menu completo para você ter um desjejum de rainha, só que muito mais saudável e também cheio de sabor. Prepare e arrase!

 

Pão de Forma Integral com Linhaça

Ingredientes
2 xícaras (chá) de água morna
½ xícara (chá) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) rasas de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
1 colher (chá) de sal
3 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farelo de aveia
½ xícara (chá) de água morna
Linhaça a gosto

Modo de Preparo
Bata no liquidificador a água morna com o azeite de oliva, o fermento, o açúcar e o sal. Sem parar de bater, acrescente a farinha de trigo integral aos poucos. Quando a massa começar a ficar pesada, coloque em uma tigela e acrescente o restante da farinha de trigo integral, o farelo de aveia, a ½ xícara de água morna e misture. Coloque a massa em uma forma de bolo inglês untada e enfarinhada. Salpique a linhaça, cubra a massa com um pano e deixe descansar por 30 minutos. Em seguida, leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que o pão esteja dourado. Retire do forno, espere amornar e desenforme.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 1 hora 15 minutos

Benefício
“Esse pão é rico em fibras e garante que você não estará consumindo um alimento cheio de conservantes e aditivos como os industrializados que encontramos nos mercados. Além disso, é versátil! Você pode utilizá-lo como base para fazer outras receitas e substituir a linhaça por chia, gergelim ou castanhas picadas”, diz a profissional.

Os patês são leves e ótimos para começar o dia. Foto: Azurita/iStock

Pasta de Berinjela

Ingredientes
1 berinjela cortada ao meio
1 colher (sopa) de alho poró cortado em fatias finas
1 fio de azeite de oliva
3 colheres (sopa) de iogurte desnatado
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
2 colheres (sopa) de cebolinha picada

Modo de Preparo
Coloque a berinjela cortada ao meio de molho na água com sal por 20 minutos. Retire, lave-a e coloque as duas metades em uma assadeira com a polpa para cima. Faça furos com o auxílio de um garfo e distribua o alho poró por cima. Regue com azeite de oliva e leve ao forno preaquecido (200ºC) por 25 minutos. Em seguida, espere amornar e coloque no processador. Acrescente o iogurte, o sal, a pimenta do reino e bata por 1 minuto. Decore com a cebolinha picada e sirva.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 50 minutos

Benefício
Segundo Vanessa, “a berinjela é rica em fibras, vitamina B5, cálcio, fósforo e ferro. Ela é uma excelente aliada para uma alimentação saudável pois dá saciedade e auxilia no controle do colesterol“.

Patê Rústico de Frango com Castanha de Caju

Ingredientes
1 xícara (chá) de ricota esfarelada
½ cebola
1 dente de alho
1/3 xícara (chá) de azeite de oliva extra virgem
1 xícara (chá) frango cozido e desfiado
1 tomate sem pele e sem sementes picadinho
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 pitada de sal marinho
½ xícara (chá) de castanha de caju picada

Modo de Preparo
Em um processador coloque a ricota, a cebola, o alho e o azeite de oliva. Bata até que fique homogêneo. Coloque em uma tigela e acrescente o frango, o tomate, a salsinha, o sal, misture e coloque no recipiente que irá servir. Coloque a castanha de caju picada em uma frigideira e torre-a levemente por 2 minutos. Distribua a castanha picada e torrada sobre o patê e mantenha no refrigerador até o momento de servir.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 15 minutos

Benefício
“Esse saboroso patê é fonte de proteína, cálcio e a castanha de caju vem não apenas para deixar crocante como também para enriquecer essa receita com fósforo, selênio e zinco“, afirma a especialista.

As opções doces para passar no pão não poderiam ficar de fora. Foto: baibaz/iStock

Pasta de Biomassa de Banana Verde com Cacau

Ingredientes
2 bananas verdes com a casca
1/3 xícara (chá) de xilitol ou açúcar de coco
1 colher (sopa) de cacau em pó
1 colher (café) de essência de baunilha

Modo de Preparo
Coloque a banana verde com casca em uma panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo e assim que iniciar a pressão, deixe cozinhar por 5 minutos. Desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Abra a panela, despreze a água e retire a polpa macia da banana verde. Coloque no liquidificador, acrescente o xilitol, o cacau em pó, a essência de baunilha e bata até que fique homogêneo. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 20 minutos

Benefício
A biomassa de banana verde auxilia quem sofre com prisão de ventre, “além de dar saciedade por ser rica em amido resistente, que não é digerido pelo estômago, e funciona como fibra limpando o organismo, além de manter a flora intestinal saudável“, explica a nutricionista.

Geleia de Manga com Pimenta

Ingredientes
400g de manga madura picada
1 xícara (chá) de água
1 colher (sopa) de suco de limão rosa
2 colheres (sopa) de xilitol
1 pitada de sal marinho
3 pimentas dedo de moça sem sementes picadas
4 paus de canela

Modo de Preparo
Coloque em uma panela a manga, a água, o suco de limão rosa, o xilitol, a pitada de sal marinho, a pimenta, a canela em pau e misture. Leve ao fogo médio, mexendo de vez em quando, por cerca de 20 minutos ou até que esteja em ponto de geleia. Em seguida, espere amornar, retire a canela em pau e coloque em um recipiente limpo e esterilizado com tampa.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 25 minutos

Benefício
De acordo com a expert, “a manga é uma fruta que está na época, e por isso a encontramos de boa qualidade e preço. Além disso, essa receita é muito aromática e contém ingredientes como a pimenta dedo de moça e a canela que ativam a circulação e são termogênicas“.

Foto: mikafotostok/iStock

Omelete Turbinado

Ingredientes
1 fatia de queijo branco picada
1 ovo
1 clara
1 colher (café) de curry
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de Preparo
Aqueça uma frigideira antiaderente e toste os pedacinhos de queijo branco. Enquanto isso, misture bem em uma tigela o ovo com a clara, o curry e a salsinha. Despeje na frigideira envolvendo os pedacinhos de queijo e prepare a omelete. Assim que estiver dourada, vire-a para que cozinhe do outro lado. Consumir em seguida.

Rendimento: 1 porção
Tempo de Preparo: 10 minutos

Benefício
“O ovo já é um alimento muito nutritivo por natureza. Nessa receita, apenas acrescentamos o queijo branco para aumentar a quantidade de proteína nessa refeição, o curry e a salsinha que tem poder anti-inflamatório e auxiliam na digestão, explica a nutricionista.

Foto: margouillatphotos/iStock

Bolo de Maçã com Gengibre

Ingredientes
3 ovos
1 ½ xícara (chá) de água
¾ xícara (chá) de açúcar de coco
½ xícara (chá) de óleo de coco
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de coco seco ralado
½ xícara (chá) de farelo de aveia
1 maçã ralada
Gengibre ralado a gosto
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Modo de preparo
Coloque no liquidificador os ovos, a água, o açúcar de coco, o óleo de coco e bata por 2 minutos. Em uma tigela, misture a farinha de trigo integral com o farelo de aveia e o coco ralado. Acrescente o líquido e misture até que fique homogêneo. Em seguida, acrescente a maçã ralada, o gengibre e misture. Por fim, incorpore o fermento. Despeje a massa em uma forma untada e enfarinhada. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 40 minutos ou até que, ao enfiar um palito ele saia limpo. Retire do forno, espere amornar, desenforme e sirva.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Benefício
“Bolo fácil de preparar e rico em fibras não só pela presença da farinha de trigo integral e do farelo de aveia, mas também por utilizarmos a maçã com a casca. Além disso, essa receita é preparada com água, o que possibilita que os intolerantes à lactose também possam deliciar-se com ela”, destaca a nutrichef,

Suco Verde com Chia

Ingredientes
¾ copo de água de coco gelada
2 fatias de melão maduro
½ folha de couve rasgada
Suco de 1 limão
10 folhas de hortelã
1 colher (sobremesa) de chia

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador a água de coco, o melão, a couve, o suco de limão, a hortelã, a chia e bata até que fique homogêneo. Consuma em seguida.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Benefício
Suco excelente para facilitar a digestão, “rico em magnésio, ferro, vitamina C e antioxidantes! Você pode criar variações desse suco utilizando abacaxi, acerola e maçã verde”, sugere a especialista.

Foto: GeorgeDolgikh/iStock

Vitamina de Frutas Vermelhas

Ingredientes
1 pote de iogurte natural desnatado
½ xícara (chá) de leite desnatado
1 xícara (chá) de frutas vermelhas
2 colheres (sopa) de quinoa em flocos
1 colher (sobremesa) de mel

Modo de Preparo
Coloque no liquidificador o iogurte, o leite, as frutas vermelhas, a quinoa, o mel e bata até que fique homogêneo. Consumir em seguida.

Rendimento: 2 porções
Tempo de Preparo: 5 minutos

Benefício
“Essa vitamina rápida de preparar é uma excelente fonte de proteína, antioxidantes e auxilia na saudabilidade da flora intestinal por conta do iogurte natural”, ressalta Vanessa.

 

Comentário

Culinária

Azeite aromatizado de capim-limão

Publicado

dia

(Monica Wagner/BOA FORMA)

Ingredientes

  • 3 folhas de capim-limão
  • 1 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem

 

Modo de preparo

Bata o capim-limão e o azeite no liquidificador por alguns minutos até que a mistura fique homogênea. Deixe o líquido descansar por 1 hora. Coe com uma peneira fina e guarde o azeite aromatizado, de preferência, em uma garrafa ou recipiente de vidro.

*Receita sugerida pela culinarista saudável Monica Wagner, parceira de BOA FORMA.

 

Ver mais

Culinária

Pavê de banana com chocolate

Publicado

dia

Ingredientes

  • 5 unidades de banana-nanica maduras e picadas
  • 1/2 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • 1 envelope de gelatina sem sabor
  • 5 colheres (sopa) de água fria
  • 1 lata de creme de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • 150 mililitros de leite
  • 200 gramas de chocolate ao leite
  • 1 caixa de creme de leite
  • 400 gramas de biscoito de maisena
  • 1 xícara (chá) de licor de chocolate
Modo de preparo

Comece preparando o creme de banana

Em um refratário médio, acomode as bananas, a primeira parte de água e o açúcar. Leve ao micro-ondas por 5 minutos, deixe amornar e reserve.

Dissolva o envelope de gelatina sem sabor na segunda parte de água, leve ao banho-maria e deixe aquecer sem ferver. Reserve.

Bata no liquidificador a lata de creme de leite, o leite condensado, o leite, as bananas cozidas e bata até envolver bem todos os ingredientes. Acrescente a gelatina dissolvida e deixe bater por mais 2 minutos. Reserve.

Em seguida, prepare a cobertura

Derreta o chocolate ao leite e deixe amornar. Acrescente a caixinha de creme de leite, reservando 1 colher (sopa) para decorar. Misture bem e reserve.

Monte o pavê

A montagem do pavê deve ser em um refratário médio intercalando camadas de biscoitos de maisena embebidos no licor de chocolate com camadas de creme de banana. Finalize com uma camada de biscoitos de maisena e leve à geladeira por 20 minutos.

E, agora, vamos à finalização

Retire da geladeira. Acomode por cima do pavê a cobertura de chocolate reservada e, com a ajuda de uma colher, decore com o creme de leite que havia sido separado. Retorne para a geladeira por mais 2 horas e sirva.

* Receita cedida pela Biscoitos Estrela

Ver mais

Culinária

Salada antioxidante com queijo de búfala e vinagrete de frutas vermelhas

Publicado

dia

(rodrigobark/Thinkstock)

Ingredientes

  • 1/2 xícara (chá) de framboesa (pode usar polpa congelada)
  • 1/2 xícara (chá) de amora (pode usar polpa congelada)
  • 1 colher (sopa) de aceto balsâmico
  • 1 colher (sopa) de azeite de oliva extra virgem
  • 1 colher (café) de sal marinho não refinado
  • 3 unidades de cebola em conserva
  • 1 colher (sobremesa) de mel
  • 8 unidades de morango
  • 8 bolas de queijo mussarela de búfala
  • • folhas verdes à vontade
Modo de preparo

No liquidificador ou processador, bata framboesa, amora, aceto balsâmico, azeite de oliva, sal marinho, cebola e mel até obter uma mistura homogênea. Reserve.

Corte os morangos em quatro partes e o queijo de búfala em fatias.

Em uma travessa, disponha as folhas e, em seguida, salpique os morangos e o queijo. Despeje o vinagrete de frutas vermelhas e sirva em seguida. Se desejar, também pode servir o vinagrete à parte, em porções individuais.

* Receita cedida por Michelle Mileto Troitinho, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade & Spa de Gramado (RS)

Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade