Nossa rede

Culinária

Combinações de alimentos podem fazer bem a saúde

Publicado

dia

Do arroz com feijão até alecrim na carne, confira algumas misturas que potencializam os benefícios dos alimentos no organismo,veja 5 combinações

São Paulo – Não é segredo para ninguém a importância de uma alimentação equilibrada e saudável, mas nem todos sabem que a mistura de algumas comidas pode ser ainda mais benéfica para o organismo. A essa interação deu-se o nome de “sinergia alimentar”.

Segundo a nutricionista Bruna Gonçalves, ela consiste nas “combinações certas de alimentos que podem maximizar os benefícios que o organismo obtém a partir deles. São nutrientes trabalhando de forma interativa, ampliando seus efeitos sobre a saúde”. A seguir, ela cita algumas parcerias positivas para o corpo. Confira.

Laranja com Feijão

A ideia de colocar rodelas de laranja no meio da feijoada não serve apenas para dar um gosto especial à comida. De acordo com a nutricionista, itens ricos em vitamina C melhoram a absorção do ferro de outras comidas e, se consumidos simultaneamente o efeito ganha força. Além da laranja, são exemplos de fontes da vitamina o limão, acerola, morango e tomate, enquanto os que têm ferro são carnes, vegetais verde-escuros, além dos feijões.

Brócolis com Tomate

Isolados, o brócolis e o tomate são boas alternativas para prevenir doenças como o câncer. Mas, quando combinada, a dupla ganha ainda mais poder nesse combate. Para aproveitar ainda mais a quantidade de substâncias benéficas do tomate (principalmente o licopeno), o melhor é comê-lo em forma de molho ou cozido com brócolis no vapor e, se possível, com um pouco de azeite. Outros vegetais que podem dar resultados semelhantes, por terem substâncias similares, são melancia e goiaba com outras brássicas, como couve-couve-flor e mostarda, que também são ricas em sulforafano.

Arroz com Feijão

Essa parceria típica dos cardápios brasileiros é perfeita para a saúde, de acordo com nutricionistas. Todo o sucesso da dupla se dá pelo fato de que esses alimentos são complementares, pois aquilo que um não fornece o outro proporciona. Enquanto o arroz apresenta mais metionina do que o feijão, este tem mais lisina do que o arroz.

Além disso, esses dois geram uma proteína que ajuda na reparação de tecidos do corpo, mantém estável o nível de glicose (o que diminui o risco de diabetes) e ainda auxilia na proteção contra as cáries.

Fontes de Vitaminas A, D, E e K com Azeite

As chamadas vitaminas lipossolúveis (A,D,E e K) dependem da presença de gorduras no organismo para serem absorvidas. Por isso, ingredientes como agrião, gema de ovo, espinafre e cenoura (ricos em vitamina A), gérmen de trigo, brócolis (com vitamina E), leite e peixes (D) e espinafre, repolho e couve (K) podem e devem ser ingeridos acompanhados de gorduras de boa qualidade, como azeite de oliva, óleos vegetais, castanhas ou abacate, segundo Bruna Gonçalves.

Carnes com Alecrim

Pesquisas recentes mostraram que o cozimento de carnes, principalmente a de boi, em altas temperaturas aumenta a formação de substâncias cancerígenas. Segundo a nutricionista Bruna, usar alecrim no preparo dessas carnes pode ajudar a reduzir a quantidade dessas toxinas devido a antioxidantes próprios da planta.

Comentário

Culinária

Minicuscuz de Abóbora

Publicado

dia

Cuscuz individual de abóbora e Caldo MAGGI® de Costela

INGREDIENTES

Modo de Preparo:
2 palmitos desfiados
6 azeitonas pretas em rodelas
6 ovos de codorna cozidos
3 tomates-cereja em rodelas
1 colher (sopa) de óleo
meia cebola ralada
2 xícaras (chá) de abóbora picada
1 tablete de MAGGI Caldo Costela
2 xícaras (chá) de farinha de milho
1 colher (sopa) de farinha de mandioca crua
2 colheres (sopa) de salsa picada

MODO DE PREPARO

Modo de Preparo:
Forre o fundo e as laterais de dez formas individuais para empada (9 cm de diâmetro) com tiras de palmito, rodelas de azeitona, de ovo de codorna e de tomate. Reserve. Em uma panela aqueça o óleo e refogue a cebola. Junte a abóbora e o MAGGI Caldo esfarelado e refogue. Junte 1 xícara (chá) de água fervente, mexa bem e deixe ferver até a abóbora ficar macia. Junte a farinha de milho, a farinha de mandioca e a salsa, misture bem e desligue o fogo. Distribua a massa nas formas reservadas, apertando ligeiramente. Vire o cuscuz sobre um prato e sirva.
DICA:
– Para facilitar no momento de servir, você pode desenformar o cuscuz sobre forminhas de papel para empada. Sirva com salada de folhas verdes.
Fonte Nestlé
Ver mais

Culinária

Batatas Laminadas

Publicado

dia

Espeto de batatas servidas ao molho de requeijão, shoyu e cebolinha

INGREDIENTES

Molho:
meio copo de Requeijão NESTLÉ
meia colher (sopa) de molho de soja (shoyu)
1 colher (sopa) de cebolinha-verde picada
Batatas:
6 batatas médias
1 colher (sopa) de manteiga
1 stick de MAGGI Meu Segredo

MODO DE PREPARO

Molho:
Em uma tigela, misture os ingredientes e reserve.
Batatas:
Descasque as batatas e coloque-as em um espeto de madeira para churrasco, no sentido do comprimento, abaixo da metade. Disponha o espeto horizontalmente e corte a parte superior em finas fatias, no sentido vertical, até atingir o espeto. Em uma tigela, misture a manteiga com o MAGGI Meu Segredo e pincele sobre as batatas. Coloque as batatas em uma assadeira, ainda nos espetos, e asse-as em forno médio (180ºC), preaquecido, por cerca de 50 minutos ou até que as batatas estejam cozidas e douradas. Sirva as batatas com o molho.
Fonte Netslé
Ver mais

Culinária

Salada com Figo e Bolinhas de Ricota

Publicado

dia

Salada de alface roxa, lisa, rúcula, hortelã, figos frescos, ricota e Iogurte Grego Tradicional, com molho de vinagre balsâmico, azeite e mel

INGREDIENTES

Molho:
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
4 colheres (sopa) de azeite
1 e meia colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de sal
Salada:
meio maço de alface roxa
meio maço de rúcula
meio maço de alface lisa
meio maço de folhas de hortelã
4 figos frescos fatiados
2 xícaras (chá) de ricota
1 pote de Iogurte GREGO Tradicional (100g)

MODO DE PREPARO

Molho:
Em um recipiente misture todos os ingredientes com 2 colheres (sopa) de água e reserve.
Salada:
Em uma saladeira distribua as folhas e os figos e reserve . Misture a ricota com o NESTLÉ Grego , formando uma massa úmida . Faça bolinhas com as mãos e distribua sobre a salada. Sirva acompanhada do molho.
Fonte Nestlé
Ver mais
Publicidade

Escolha o assunto

Publicidade