Nossa rede

Culinária

Dicas e receitas para fazer um piquenique delicioso e saudável com os amigos e a família

Publicado

dia

Foto: nd3000/iStock

Foto: nd3000/iStock

Com a chegada da primavera, os parques, praças e demais áreas ao ar livre ficam mais atrativos para o lazer, e uma das atividades mais agradáveis para se fazer com os amigos ou a família é um piquenique que, além de gostoso, pode ser muito saudável. Como? Saiba que substituições fazer e ainda enriqueça sua cesta com cinco receitas fáceis de fazer e deliciosas de comer.

 

Sabor e saúde: mudando para melhor!

Lanches
Substitua o pão francês, pão de forma tradicional ou croissant por pão integral ou pão folha que é fininho e ótimo para montar sanduíches. Evite pães doces ou aqueles industrializados com recheio. “No preparo dos lanches, dê preferência aos patês ou pastinhas temperadas com ricota, frango, cottage e complemente com alface, rúcula, tomate e cenoura ralada. Evite recheios que tem alto risco de intoxicação alimentar como creme de leite, ovos e maionese. Caso queira um recheio de carne vermelha, que tal uma carne louca saudável? Basta cozinhar e desfiar o lagarto e prepará-lo com um molho natural de tomate. É delicioso e a família toda irá aprovar!”, diz a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto.

Bebidas
Os refrigerantes e sucos de caixinha podem sair de cena e dar lugar à água de coco, ao suco integral de uva sem açúcar ou a um suco natural preparado em casa. “Lembre-se sempre de preencher a garrafinha até quase a boca. Quanto menor a quantidade de oxigênio entre a tampa e o suco mais tempo ele vai demorar para oxidar e perder as propriedades nutricionais“, sugere a profissional.

Foto: thomas-bethge/iStock

Frutas
É comum as pessoas levarem salada de frutas em potinhos a um piquenique. “No entanto, é importante lembrar que, em um ambiente ao ar livre e em plena primavera, precisamos dar prioridade aos alimentos que resistam melhor ao calor, por isso, leve as frutas inteiras, deixando para consumi-las ou cortá-las na hora de comer“, sugere a expert.

Para beliscar
Opte por palitos de legumes, que podem ser feitos de cenoura, beterraba, pepino e erva doce. Você pode consumi-los puros ou temperar com ervas frescas e um fiozinho de azeite de oliva. São refrescantes e muito saudáveis! Outra opção são nuts (castanhas) e frutas secas, ótimas devido à durabilidade, ao sabor, à facilidade de transporte e por serem ricas em vitaminas e minerais. “Lembre-se de comprá-las sem sal e não abuse nas quantidades”, alerta a especialista.

É hora das receitas!

Pãozinho de abóbora

Ingredientes
¾ xícara (chá) de abóbora japonesa cozida e espremida (purê)
1 xícara (chá) de polvilho azedo
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
6 colheres (sopa) de água (aproximadamente)
Sal a gosto
Chia a gosto

Modo de Preparo
Coloque em uma tigela a abóbora, o polvilho azedo, o azeite de oliva e misture até que obtenha uma farofa. Acrescente a água aos poucos, mexendo sempre, até que obtenha uma massa lisa e que não grude nas mãos. Se for necessário, acrescente mais água. Por fim, coloque o sal, misture e molde as bolinhas. Coloque-as em uma assadeira untada com azeite de oliva e salpique a chia. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos ou até que estejam dourados.

Rendimento: 12 unidades
Tempo de Preparo: 40 minutos

Benefícios
Essa receita não tem glúten e nem lactose, ou seja, as pessoas que têm intolerância também podem compartilhar desse pãozinho, “que é rico em rico em vitamina A, C, E, K e minerais como ferro, cálcio, magnésio, manganês e zinco, que fortalecem o sistema imunológico”, diz Vanessa.

Foto: Sebalos/iStock

Patê de Atum

Ingredientes
1 lata de atum em óleo
2 colheres (sopa) de biomassa de banana verde
1 ½ colher (sobremesa) de azeite de oliva extravirgem
2 colheres (sopa) de salsinha picada

Modo de Preparo
Escorra bem o óleo do atum. Coloque-o em uma peneira, passe água filtrada e aperte-o com o auxílio de uma colher na própria peneira para tirar o excesso de água que possa ter ficado. Coloque em uma tigela, acrescente a biomassa de banana verde, o azeite de oliva extravirgem, a salsinha e misture bem.

Rendimento: 4 porções
Tempo de Preparo: 10 minutos

Benefícios
Esse patê é uma excelente fonte de proteína e fibras. Além disso, o atum tem um bom custo benefício quando comparado a outras fontes de proteína.

Torta de Frango com Abobrinha

Ingredientes do recheio
1 colher (sopa) de azeite de oliva
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 xícaras (chá) de frango cozido e desfiado
3 tomates maduros sem sementes picados
2 colheres (sopa) de cream cheese light
3 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal a gosto
¾ xícara (chá) de abobrinha ralada

Ingredientes da massa
3 ovos
½ xícara (chá) de azeite de oliva
1 pote de iogurte natural
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
¾ xícara (chá) de leite desnatado
½ xícara (chá) de farelo de aveia
½ colher (sopa) de fermento em pó
2 colheres (sopa) de queijo parmesão light ralado
2 colheres (sopa) de linhaça

Modo de preparo do recheio
Aqueça o azeite de oliva e doure a cebola e o alho. Acrescente o frango cozido e desfiado, o tomate e refogue por cerca de 5 minutos. Acrescente o cream cheese light e misture. Junte a salsinha, tempere com o sal e reserve.

Modo de preparo da massa
Coloque no liquidificador os ovos, o azeite de oliva, o iogurte e bata por 1 minuto. Acrescente a farinha de trigo integral, o leite desnatado, o farelo de aveia e bata até que fique homogêneo. Por fim, incorpore o fermento em pó. Em uma assadeira antiaderente, coloque metade da massa, distribua o recheio frio, a abobrinha ralada e cubra com o restante da massa. Salpique o queijo parmesão light, a linhaça e leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourada.

Rendimento: 8 porções
Tempo de Preparo: 1 hora

Benefícios
Essa é uma versão mais saudável das tradicionais tortas de liquidificador, pois a massa tem uma quantidade maior de fibras. Use a criatividade e varie os recheios!

Foto: Merinka/iStock

Cookie de Cacau

Ingredientes
1 ovo
1 clara
1 xícara (chá) de farinha de centeio
½ xícara (chá) de açúcar de coco
½ xícara (chá) de farelo de aveia
2 colheres (sopa) de cacau em pó
1 ½ colher (sopa) de manteiga

Modo de Preparo
Em uma tigela, misture bem o ovo, a clara, a farinha de centeio, o açúcar de coco, o farelo de aveia, o cacau em pó e a manteiga. Forre uma forma com papel manteiga. Coloque porções dessa massa com o auxílio de uma colher. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 20 minutos. Retire do forno, espere esfriar e sirva.

Rendimento: 10 unidades
Tempo de Preparo: 30 minutos

Benefícios
Segundo Vanessa, o açúcar de coco é um tipo de açúcar mais saudável que o mascavo ou demerara, “mas você também pode substituí-lo por xilitol. Além disso, o cacau combina bem com outros ingredientes como nuts (castanhas) e frutas secas tornando a receita ainda mais versátil e saudável”!

Muffin de Amendoim

Ingredientes
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar de coco
5 colheres (sopa) de pasta de amendoim integral sem açúcar
1 colher (sobremesa) de fermento em pó
Amendoim picado para decorar

Modo de preparo
Bata na batedeira os ovos com o açúcar de coco por 3 minutos. Acrescente a pasta de amendoim e bata por mais 3 minutos ou até que fique homogêneo. Distribua a massa em forminhas para muffin. Salpique o amendoim picado. Leve para assar no forno médio (180ºC) preaquecido por cerca de 15 minutos ou até que estejam dourados. Retire do forno e espere esfriar.

Rendimento: 6 porções
Tempo de Preparo: 30 minutos

Benefícios
O amendoim tem excelente custo-benefício, “é rico em gorduras boas, vitaminas E e do complexo B, e minerais como magnésio e fósforo. Além disso, você pode rechear esse muffin com geleia de fruta sem açúcar, que também fica uma delícia”, afirma a nutricionista.

Comentário

Brasil

Chefe de cozinha do DF cria curso gratuito para combater desperdício de alimentos

Publicado

dia

Chefe de cozinha do DF Luciana Félix criou curso gratuito para evitar desperdício de alimentos (Foto: André Zimmer/Arquivo Pessoal)

Na tentativa de combater o desperdício de alimentos em casa, feiras e restaurantes, a chefe de cozinha e moradora do Distrito Federal Luciana Félix decidiu criar um curso online para divulgar dicas sustentáveis sobre o assunto. A série de sete vídeos fica disponível na internet até 5 de abril.

inscrição é gratuita e pode ser feita na internet até 5 de março. As dicas, segundo a consultora, vão desde a produção e o preparo dos alimentos, passando pela organização de estoque e até a forma correta de conservar os produtos por mais tempo na geladeira.

“De 30 a 40% do que a pessoa compra em um hortifruti é jogado fora.”

“A gente ensina empreendedores e às pessoas em casa a guardarem os alimentos de forma correta para fazer durar”, explica. Nos vídeos, a chefe Luciana, que atua no ramo da gastronomia há 18 anos, diz ainda que para quem está em casa, uma dica fundamental é repensar a quantidade de frutas, legumes e, principalmente, hortaliças compradas durante a semana.

“É preciso fazer a compra de acordo com sua demanda”, pontua a consultora.

Comércio de alimentos orgânicos em Brasília (Foto: Tony Winston/Agência Brasília)

Já na parte de higienização dos alimentos, Luciana explica que é importante usar cloro e água, e secar a folhagem com papel toalha, por exemplo, para prolongar a conservação dos produtos.

“Ao guardar na geladeira é preciso colocar em uma vasilha tampada e completamente seca. Só assim a folhagem vai durar. Isso economiza água e vai fazer tudo ser mais prático.”

Sustentabilidade em casa

Em relação ao preparo das refeições, a chefe de cozinha pontua que também é possível combater o desperdício de alimentos já cozidos em casa. De acordo com a consultora, a dica é cozinhar, de uma só vez, todos os tipos de carnes e acompanhamentos dos pratos e, em seguida, congelar.

“Economiza tempo e usa os alimentos comprados de uma só vez, nada se perde. É o uso racional do tempo e da água.”

Alimentos orgânicos à venda em hortifruti (Foto: Reprodução/RBS TV)

A partir da dica, o portal questionou à chefe de cozinha se o congelamento dos alimentos não interfere demais no gosto da comida. A especialista concorda, mas segundo ela, neste caso, a “praticidade compensa”.

“Às vezes, sem a comida já pronta, as pessoas vão para uma alimentação menos saudável. As dicas são para um equilíbrio, que é o que a gente busca. Então, vale a pena”, conclui.

Serviço:

Curso online de combate ao desperdício de alimentos
Quando: até 5 de abril
Inscrições gratuitas
Mais informações: (61) 3222-7655 ou (61) 9 9203-8981

Fonte: G1 

Ver mais

Culinária

Farofa low carb

Publicado

dia

Ingredientes

  • 1/2 unidade de cebola
  • 3 dentes de alho picados
  • 1 colher de manteiga ghi (ou ghee)
  • 3 unidades de ovo
  • 1 xícara (chá) de farinha de amêndoa
  • 1/2 xícara (chá) de cebolinha (francesa ou cebolete)
  • 1/4 xícara (chá) de castanha de caju torrada
  • 2 colheres (sopa) de linhaça dourada
  • 1/4 xícara (chá) de sementes de girassol
  • 1 colher (chá) de chá
 

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho na manteiga até que fiquem dourados. Junte os ovos, mexendo até cozinhar. Acrescente a farinha de amêndoas e misture por mais um minuto. Desligue o fogo e acrescente o restante dos ingredientes. Misture bem.

Ver mais

Culinária

Bolinho cremoso com castanha-do-pará e calda de cajá

Publicado

dia

Ingredientes

  • 10 ovo (separe as gemas das claras)
  • 1 1/4 xícara de açúcar
  • 250 gramas de chocolate ao leite
  • 250 gramas de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 3/4 xícara de castanha-do-pará trituradas
  • 1 colher (sopa) de amido de milho
  • 250 gramas de cajá (usar a polpa)

Modo de preparo

 

Bata todas as gemas na batedeira até ficarem esbranquiçadas.

Junte o açúcar e a clara de apenas cinco ovos (descarte as outras cinco).

Misture delicadamente com uma espátula e reserve.

Em uma panela, leve o chocolate e a manteiga ao fogo médio, em banho-maria, até derreter e incorporar.

Ver mais
Publicidade

Assine a nossa newsletter

Escolha o assunto

Publicidade