Um episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) pode causar chuvas intensas e ventos fortes em cinco estados brasileiros entre esta sexta-feira (5/12) e o próximo domingo (7/12).
Segundo alerta do Climatempo, a Zona de Convergência do Atlântico Sul afeta grande parte do Brasil, desde o norte do Amazonas até o litoral do Rio de Janeiro.
O aviso mais grave de tempestades está nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Goiás e Mato Grosso, que podem ter até 100 milímetros de chuva até domingo.
O Climatempo destacou os principais avisos para os próximos dias nas regiões afetadas pela ZCAS:
- Alagamentos rápidos em áreas urbanas;
- Deslizamentos de terra, especialmente em encostas de Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia;
- Elevação súbita de córregos e rios, podendo causar transbordamentos pontuais;
- Dificuldades nos deslocamentos, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias.
A Zona de Convergência do Atlântico Sul é um sistema meteorológico que amplifica a quantidade e frequência de chuvas em diversas regiões do Brasil. Ela ocorre com maior frequência no final da primavera e durante o verão.
A ZCAS influencia as chuvas principalmente nas regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e em uma parte do Nordeste. Na Região Sul, sua presença é menos comum, mas pode eventualmente ocorrer.
De acordo com o Climatempo, a ZCAS é conhecida por consolidar um corredor persistente de nuvens, que atua por dias seguidos e favorece a formação de nuvens carregadas. Por isso, quando o sistema está ativo, o alerta para volumes elevados de chuva e riscos de transtornos é reforçado.
A principal característica da ZCAS é uma faixa extensa de nuvens que se estende do sul da Amazônia até o Sudeste do Brasil.
Os componentes que formam a ZCAS incluem:
A umidade proveniente do Norte do Brasil, principalmente da Amazônia, é essencial para as chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Quando a ZCAS está ativa, essa umidade do Norte se desloca com maior intensidade em direção ao Sudeste.

