O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), respondeu às críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comentou ironicamente sobre um episódio em que o político mineiro comeu banana com casca durante um pronunciamento. Na sexta-feira (12/12), Zema acusou um dos filhos de Lula de envolvimento em esquemas de corrupção.
“Se Lula está em Minas é a mesma novela de sempre. Ele veio fazer palanque político às custas do povo. Mas já que ele se incomoda tanto comigo comendo banana, aproveito para falar o que me incomoda nele e deixar um recado.”
Em sua rede social, Romeu Zema escreveu: “Enquanto Lula se incomoda comigo comendo banana, eu me incomodo mais ainda de vê-lo na presidência, com seu filho acusado de receber mesada de R$ 300 mil por mês do chefe do esquema de corrupção que prejudicou os idosos do INSS. Também me preocupa a gastança excessiva para tentar comprar o povo em um país atrasado, com juros altos. Essa turma não tem vergonha, continuam prejudicando o brasileiro.”
Lula provocou o governador durante o lançamento da Caravana Federativa em Minas, ironizando Zema por “não saber descascar banana”, relembrando um vídeo no qual o político criticava a economia do governo federal. Lula afirmou: “O Zema não falou nada porque só devia comer banana com casca, ainda não aprendeu a descascar banana. Ele não vai a lugar nenhum.”
No vídeo mencionado, Romeu Zema criticava a inflação dos alimentos e consumiu a banana com casca em tom de sarcasmo para ilustrar a necessidade de economizar frutas. Na época, isso ocorreu logo após uma declaração do presidente que teve repercussão negativa, sugerindo que as pessoas deveriam evitar comprar produtos caros.
Zema afirmou ainda: “Respeite Minas e os mineiros, pois quando você vem aqui, é sempre a mesma história. Você vem aproveitar a prosperidade que nós e os mineiros criamos nos últimos anos, esquecendo que foi você e seu grupo que nos fez passar pela maior crise de todas. Hoje, graças a Deus e muito trabalho, estamos melhores e não permitiremos que Minas volte a ser uma terra arrasada como foi deixada.”
Durante a quinta-feira (11/12), Lula cumpriu agendas em Minas, inaugurando o Centro de Radioterapia do Hospital Nossa Senhora das Dores em Itabira e visitando a unidade de saúde. O governador Zema, seu adversário político, não foi convidado aos eventos.

