20.5 C
Brasília
segunda-feira, 08/12/2025

Zema atribui tarifa de Trump aos Brics e pede saída do Brasil

Brasília
nuvens quebradas
20.5 ° C
20.5 °
20 °
83 %
2.1kmh
75 %
ter
22 °
qua
22 °
qui
26 °
sex
27 °
sáb
20 °

Em Brasília

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que é pré-candidato à Presidência da República, expressou críticas contra os Brics, sugerindo que o Brasil deveria se desvincular do grupo. Em um artigo publicado nesta quinta-feira (31/7) na Folha de S. Paulo, Zema argumentou que a coalizão geopolítica é uma das principais razões pelas tarifas comerciais que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôs recentemente ao Brasil.

Ele explicou que os países do grupo discutiram a criação de sistemas de pagamento alternativos ao dólar, uma ideia em pauta desde 2023, o que poderia ser visto como um descontentamento desnecessário em relação aos Estados Unidos.

Segundo Zema, os Brics representam “uma ferramenta útil apenas para um conjunto de líderes autoritários que pretendem mostrar sua oposição ao mundo Ocidental, principalmente aos Estados Unidos”.

Zema está planejando sua candidatura à Presidência da República para 2026, com o anúncio oficial previsto para o próximo mês durante uma convenção em São Paulo (SP).

Sobre os Brics

Os Brics formam um agrupamento internacional inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Recentemente, outros países como Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos também passaram a integrar o bloco. O objetivo do grupo é intensificar a cooperação entre nações em desenvolvimento e emergentes.

Veja Também