O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou neste domingo (28/12) a Mar-a-Lago, clube privado de Donald Trump em Palm Beach, na Flórida. Lá, ele se reuniu com o presidente dos Estados Unidos para discutir a situação na Ucrânia. O encontro aconteceu no salão principal do complexo, com a presença da imprensa, conforme informado pelo republicano.
A visita de Zelensky aconteceu poucas horas após Trump ter declarado que teve uma conversa telefônica com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Em uma publicação na rede social Truth Social, Trump descreveu a ligação como “boa e muito produtiva”.
O telefonema ocorreu em meio a um aumento dos ataques russos com mísseis e drones contra Kiev, o que aumentou a pressão internacional para avanços diplomáticos e deu urgência à reunião com Zelensky. O enviado especial do Kremlin, Kirill Dmitriev, também classificou o diálogo entre Trump e Putin como produtivo.
Histórico de encontros
Esta foi a quarta reunião entre Zelensky e Trump em busca de garantias de segurança para a Ucrânia. O encontro mais tenso ocorreu em fevereiro, quando os dois tiveram um embate no Salão Oval. Em agosto, os líderes se encontraram novamente, desta vez com representantes europeus presentes. Já em outubro, Zelensky esteve em Washington, onde tentou obter mísseis de cruzeiro Tomahawk, pedido que foi recusado por Trump.
Pauta de Zelensky
Durante a reunião, o presidente ucraniano planeja apresentar uma proposta concreta para alcançar a paz. Também discutirá garantias de segurança e as estratégias para a reconstrução da Ucrânia. Mais cedo, Zelensky ressaltou que as decisões sobre o término do conflito dependem do suporte dos aliados de Kiev.
