O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira (2/10) que trouxe para a Dinamarca ucranianos especializados em derrubar drones de ataque. A declaração foi feita durante seu discurso na Cúpula da Comunidade Política Europeia, realizada em Copenhague.
Zelensky participou de encontros com mais de 40 líderes europeus, incluindo uma reunião bilateral com a primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen.
Drones na Europa
Recentemente, a Polônia detectou aeronaves não tripuladas russas em seu território, o que aumentou as preocupações europeias sobre drones. Pováveis incidentes sucessivos nos aeroportos civis e militares da Dinamarca, atribuídos a uma ação coordenada, levaram o governo dinamarquês a investigar possíveis ligações com a Rússia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, negou qualquer envolvimento de Moscou nos últimos eventos relacionados a drones e violações aéreas relatadas por países da Otan e da União Europeia.
Zelensky afirmou que acredita ser essencial que a Europa responda de maneira oposta ao que Moscou espera, agindo em conjunto para enfrentar a ameaça. Ele destacou: “Nossos especialistas já estão na Dinamarca, capacitados para detectar e derrubar drones de ataque, e já iniciaram suas operações”.
O líder ucraniano ressaltou que pretende compartilhar essa experiência com outros líderes europeus e que este é apenas o começo para a criação de um sistema eficiente de proteção aérea para toda a Europa.
Segundo Zelensky, se a Rússia ousar usar drones contra a Polônia ou violar o espaço aéreo dos países do norte europeu, isso poderá ocorrer em qualquer região, incluindo a Europa Ocidental e o Sul.
A primeira-ministra dinamarquesa também falou durante o evento, afirmando que a Rússia não cessará suas ações até ser compelida a parar.