O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou neste sábado (23/8) que o país não abrirá mão dos seus territórios para a Rússia enquanto comemorava o Dia da Bandeira Nacional nas redes sociais. A fala aconteceu na véspera do Dia da Independência da Ucrânia, celebrado em 24 de agosto.
Na rede social X, Zelensky disse que a bandeira ucraniana é o símbolo e o sonho de muitos ucranianos que vivem em regiões temporariamente controladas pela Rússia.
Territórios ucranianos
Na terça-feira passada (19/8), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou sobre a divisão dos territórios ucranianos ocupados pela Rússia. Trump afirmou que a Ucrânia manterá uma grande parte do território, mas não especificou quais áreas.
Quanto às garantias de segurança para que a Ucrânia não seja atacada novamente — solicitadas por líderes europeus durante reunião na Casa Branca —, o presidente norte-americano disse que haverá algum tipo de proteção, mas não nos moldes da OTAN.
A Casa Branca anunciou que está organizando uma reunião entre Donald Trump, Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Volodymyr Zelensky.
Zelensky enfatizou a importância da bandeira para o povo ucraniano. “Mantemos ela segura porque sabemos: não entregaremos nosso solo ao invasor. Esta bandeira simboliza o que há de mais valioso para centenas de milhares de nossos soldados”, afirmou o presidente.
Na cerimônia da véspera do Dia da Independência da Ucrânia, que contou com autoridades do país, o presidente reforçou esses sentimentos e a esperança do povo.
Na sexta-feira (22/8), Zelensky disse que Vladimir Putin evita se encontrar para discutir um cessar-fogo na guerra entre as duas nações. Para Zelensky, é fundamental que a guerra chegue ao fim e que a pressão sobre a Rússia aumente.