O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, compartilhou nesta segunda-feira (14/7) os tópicos abordados em reunião com o enviado especial dos Estados Unidos, Keith Kellogg. Segundo Zelensky, a conversa foi produtiva e focada no avanço para a paz na guerra contra a Rússia.
Zelensky destacou que as negociações incluíram o reforço da defesa aérea ucraniana, a cooperação na produção e aquisição de armamentos de defesa em parceria com a Europa.
Além disso, o presidente ucraniano ressaltou a importância da imposição de sanções contra a Rússia e seus apoiadores, esperando uma postura firme dos EUA, já que Moscou dificilmente recuará sem enfrentar uma resistência significativa.
Envio de mísseis Patriot
Recentemente, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o envio de sistemas de defesa aérea Patriot para a Ucrânia, considerados fundamentais para proteger Kiev dos ataques russos. Zelensky expressou gratidão pelo gesto do presidente americano e reforçou a profunda valorização do apoio do povo dos Estados Unidos.
Nesta segunda-feira (14/7), Trump recebe o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, na Casa Branca e prometeu divulgar novidades importantes relacionadas à situação da Rússia.