O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reuniu-se neste domingo (14/12) em Berlim, Alemanha, com os representantes dos Estados Unidos, Steve Witkoff e Jared Kushner, para uma nova rodada de negociações sobre uma trégua com a Rússia.
Zelensky chegou neste domingo e se encontrou com os enviados de Donald Trump. De acordo com o presidente ucraniano, “existem muitos pontos importantes” a serem discutidos.
Trégua
Na última quinta-feira (11/12), Zelensky apresentou aos Estados Unidos uma proposta revisada com 20 pontos para terminar o conflito com a Rússia.
Os Estados Unidos sugerem como uma solução a criação de uma “zona econômica especial” nas áreas do Donbass controladas pela Ucrânia, como Donetsk, território que a Rússia exige que seja entregue. A proposta americana inclui a retirada das tropas ucranianas para formar uma área tampão.
Zelensky rejeitou a ideia de uma retirada unilateral da Ucrânia na região de Donetsk.
O presidente destacou a importância de garantir proteção segura da parte dos Estados Unidos:
“O essencial é que todas as ações acordadas com os parceiros possam efetivamente garantir segurança confiável”, afirmou antes da reunião.
Ele afirmou também que “somente garantias sólidas contribuirão para a paz” e demonstrou intenção de colaborar de maneira “produtiva” com os aliados.
O líder ucraniano declarou que deverá se encontrar separadamente com o chanceler alemão, Friedrich Merz, ainda neste domingo. O encontro ocorre um dia depois dos recentes ataques entre Ucrânia e Rússia.
A Ucrânia enfrenta forte pressão dos EUA para fechar um acordo com a Rússia, que ampliou suas ofensivas na linha de frente nos últimos meses e renovou ataques pesados contra a infraestrutura energética ucraniana.
