28.5 C
Brasília
quarta-feira, 15/10/2025

Zelensky e Trump se encontram para discutir paz na Ucrânia após acordo em Gaza

Brasília
nuvens dispersas
28.5 ° C
30 °
28.5 °
46 %
3.6kmh
40 %
qua
32 °
qui
30 °
sex
33 °
sáb
33 °
dom
31 °

Em Brasília

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegará a Washington nesta sexta-feira (17/10) para uma reunião com o líder norte-americano, Donald Trump. A embaixada da Ucrânia nos Estados Unidos confirmou que, atendendo ao convite de Trump, os dois líderes irão se encontrar para tratar do fortalecimento da defesa aérea ucraniana e impor sanções adicionais à Rússia, além de avaliar um plano para o término da guerra após a paz na Faixa de Gaza.

“O presidente Volodymyr Zelenskyy virá à capital dos EUA a convite oficial do presidente norte-americano para um encontro de alto nível na sexta-feira. Os temas principais da visita incluem a melhoria da defesa aérea da Ucrânia, o fortalecimento da resistência do setor energético, a ampliação das capacidades de longo alcance e a discussão de sanções extras contra a Rússia”, comunicou em nota a embaixadora da Ucrânia nos EUA, Olga Stefanishyna.

A embaixada também informou que, durante essa semana, as delegações ucranianas intensificaram os esforços para potencializar os resultados da reunião com Trump. Zelensky pretende apresentar os progressos da Ucrânia em serviços militares, financiamento e iniciativas para neutralizar os ataques russos contra a infraestrutura energética do país. O objetivo de Kiev é envolver os EUA na aquisição de gás para proteger seus recursos naturais.

A cúpula entre Zelensky e Trump acontece logo após a assinatura do acordo de paz na Faixa de Gaza, feita pelos EUA e outros países do Oriente Médio que facilitaram o cessar-fogo na região. A embaixada enxerga este momento como uma oportunidade para planejar um cenário de fim aos combates, uma vez que há potencial para que uma pressão política global incentive Putin a aceitar um cessar-fogo.

“Logo após o sucesso do plano de paz em Gaza, resultado da liderança exemplar do 47º presidente dos EUA, não estamos diminuindo o ritmo. Pelo contrário, estamos criando um cenário que pode desencadear uma onda política mundial para encerrar o conflito, conforme os presidentes delinearam — por meio da força”, declarou a embaixada.

Quarta reunião de Trump e Zelensky

O chefe do Gabinete Presidencial da Ucrânia, Andriy Yermak, chegou a Washington dias antes para preparar o ambiente para as discussões sobre o encerramento da guerra. Este será o quarto encontro entre Trump e Zelensky para tratar das relações bilaterais, sanções e, principalmente, segurança dos territórios ucranianos.

Sobre os recursos militares, Ucrânia e EUA negociam o fornecimento de mísseis Tomahawk (armas nucleares subsônicas de longo alcance) como parte da Lista de Requisitos Prioritários da Ucrânia (Purl, na sigla em inglês). Kiev acredita que esse armamento pode obrigar Putin a sentar-se para negociar.

“Um ponto importante nesta semana será a antecipação dos anúncios de novas entregas de armas à Ucrânia dentro da iniciativa Purl. Este mecanismo, liderado pelos EUA e com forte apoio da Otan, já se mostrou eficaz e focado em resultados. Recebemos essa ajuda com entusiasmo e a consideramos essencial para garantir o fornecimento contínuo necessário à nossa defesa”, destacou a embaixada.

Veja Também